Publicado em: 27/11/2017 12:36

Mais de 600 alunos participam da formatura do Proerd

Mais de 600 alunos participam da formatura do Proerd Mais de 600 alunos participam da formatura do Proerd

"Luz, Câmera, Acão!" Em clima de muita alegria, 615 alunos dos quintos anos de 14 escolas municipais de Ibiporã participaram na última quinta-feira (23), no Ginásio de Esportes Pedro Dias (Munhecão), da 16ª solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Entre os presentes, estavam o prefeito João Coloniezi, acompanhado de sua esposa e secretária de educação Margareth Coloniezi, o vice-prefeito Beto Baccarim que também esteve acompanhado de sua esposa, Antônia Gobbi Baccarim; o comandante do 2º Comando Regional de Polícia Militar, Coronel Lanes Randal Prates Marques; o comandante da 4ª CIA de Patrulha Escolar Comunitária de Londrina, capitão Josmar Francisco Moreira; que coordena o projeto na região; o comandante do 2º Pelotão da 3ª CIA da Polícia Militar, tenente Renan Taguchi; instrutores do Proerd, soldados Fernando Bento Bispo e Luana Alves Vieira; o presidente da Câmara de Vereadores de Ibiporã, Roberval dos Santos; os vereadores Kleber Machado, Mari de Sá e Rafael Nascimento; a presidente do Conselho Tutelar de Ibiporã, Neuza Semprebom, além de demais secretários municipais.

A formatura foi marcada por apresentações artísticas e esportivas, entrega de certificados, premiação dos alunos que produziram as seis melhores redações durante o período de orientação, e juramento para se manterem livres das drogas.

Durante o discurso, a secretária de Educação citou a importância da parceria entre a Polícia Militar e a educação do município. Também valorizou a participação dos professores e pais durante o projeto e finalizou dizendo que "espera garantir para anos futuros, a manutenção do programa, que soma ao conteúdo já ofertado na escola".

Conforme o capitão Josmar Moreira, "os preciosos diamantes citados no hino de Ibiporã, são todas aquelas crianças que ali estavam". Ele pediu aos pais que "sigam vigilantes para que as crianças não caiam em mãos erradas e possam encontrar sempre o caminho do bem". E encerrou dizendo que "se nós adultos prepararmos o presente, essas crianças terão um futuro brilhante".

O Proerd começou em 1982, na cidade de Los Angeles, Estados Unidos, em parceria com o Departamento de Polícia daquela cidade e escolas. No Brasil o programa foi introduzido no ano de 1992 na cidade do Rio de Janeiro, o qual foi difundido para outros Estados brasileiros. No Paraná, o programa chegou no ano 2000 e em 2001 foi implantado em Cornélio Procópio. Em Ibiporã, o Proerd é desenvolvido há 17 anos, tendo diplomado cerca de 10 mil alunos.

O Proerd é realizado nas escolas por Policiais Militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, e através de metodologia especialmente voltada para crianças, o policial passa a mensagem de valorização da vida e à importância de manter-se longe das drogas. Após 10 encontros as crianças recebem o certificado Proerd, ocasião em que prestam o compromisso de manterem-se afastadas das drogas.

O Programa é tido hoje como o melhor em prevenção primária, tendo bons resultados comprovados por pesquisas em todos os países onde é desenvolvido. "Trabalhamos com realidades muito difíceis, e o mais gratificante é constatar a redução dos problemas referentes às drogas, violência e disciplina nas escolas. Os alunos tornam-se multiplicadores destes ensinamentos, levando o alerta para a família e comunidade", ressaltaram os soldados Bento e Luana.