Publicado em: 29/11/2017 11:09

DGSO promove palestras sobre ‘Novembro Azul’ para servidores municipais

DGSO promove palestras sobre ‘Novembro Azul’ para servidores municipais DGSO promove palestras sobre ‘Novembro Azul’ para servidores municipais

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Divisão de Gestão e Saúde Ocupacional (D.G.S.O.), está realizando durante este mês de novembro palestras referentes à campanha “Novembro Azul” para servidores municipais masculinos. Já foram realizadas palestras na sede da Prefeitura, no dia 21, e também no Samae, no dia 23. A última será no dia 30 (quinta-feira), no Parque de Máquinas.

As palestras são ministradas pelo médico do trabalho da D.G.S.O., Thiago Mura, e têm como objetivo conscientizar os servidores municipais sobre a importância da prevenção e da realização do exame de toque retal para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O câncer na próstata é o tipo de tumor mais comum em homens com mais de 50 anos. Não há uma causa específica para a doença, mas alguns fatores podem influenciar seu desenvolvimento, como histórico de câncer na próstata em familiares de primeiro grau (pai e irmãos), homens negros e, principalmente, idade.

O câncer de próstata pode não causar sintomas no começo de seu desenvolvimento, mas à medida que o tumor se desenvolve, o paciente pode sentir dificuldade para urinar, sangramentos e infecções urinárias. Em uma fase mais avançada, pode sentir dor óssea ou ter insuficiência renal. Por isso, quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maiores são as chances de cura.

Além disso, nas palestras também são citados e discutidos outros tipos de cânceres e doenças, e vícios que mais matam homens no mundo, como, por exemplo, câncer nos pulmões e intestino grosso, diabetes, hipertensão, impotência sexual, alcoolismo e tabagismo.

Novembro Azul

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro.

No Brasil, o “Novembro Azul” foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.

Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidas, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.