APMIF

Publicado em: 06/12/2017 16:35

Alunos da Esforci se formam no curso básico de Auxiliar Administrativo

Alunos da Esforci se formam no curso básico de Auxiliar Administrativo Alunos da Esforci se formam no curso básico de Auxiliar Administrativ

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Associação de Proteção à Maternidade Infância e Família (APMIF) -, entidade responsável pela coordenação dos trabalhos desenvolvidos na Escola de Formação e Cidadania (Esforci) - Ensino Profissionalizante, realizou na noite desta terça-feira (05), no Cine Teatro Padre José Zanelli, a formatura e entrega de certificados para 95 alunos do Curso Básico de Auxiliar Administrativo, sendo 34 na formação continuada (Jovem Aprendiz).

A cerimônia contou com as presenças do prefeito João Coloniezi, da primeira-dama e secretária de Educação, Margareth Coloniezi, das secretárias de Assistência Social e do Trabalho, Lívia Suguihiro e Maria Romana, respectivamente, o vereador Zezinho da Estoril, representando o Poder Legislativo, a presidente da APMIF, Maria da Graça Keller Botti, a coordenadora da APMIF e da Esforci, Ieda David Bacarin, além de familiares dos formandos.

Os alunos Leonardo Fernando Aleixo e Andreyna Lillyane da Silva foram os oradores da turma. A noite também contou com os depoimentos dos alunos Andressa Caroline Borges de Paula, Crislener Mariana da Silva, Juliano Leonardo Patene, Lucas dos Santos Liziero e Nathalia Beatriz Marcelino, que compartilharam com a plateia as experiências como adolescentes aprendizes pela Esforci.

Após a entrega dos certificados pelas autoridades, as formandas Aline Ferreira de Lima e Bianca de Souza Marcolino fizeram uma homenagem ao prefeito e à secretária de Educação.  No encerramento da solenidade foi exibido um vídeo em homenagem aos alunos do ano letivo 2017.

Cursos

Na Esforci são atendidos adolescentes de 14 a 23 anos, para os quais são oferecidos os seguintes cursos: Básico de Auxiliar Administrativo, Aprendizagem de Auxiliar Administrativo (Adolescente Aprendiz) e Aprendizagem de Auxiliar de Linha de Produção (Jovem Aprendiz) ministrado pelo Senai/Londrina em parceria com a APMIF. O primeiro oferece formação básica com duração de um ano e carga horária de 200 horas distribuídas de terça a quinta-feira. Neste, são trabalhados temas relativos à formação básica de auxiliar administrativo conforme necessidades levantadas junto às empresas parceiras que receberão futuramente os alunos, na condição de aprendiz. Dentre as disciplinas ofertadas estão: Português, Matemática, Administração, Saúde e Segurança no Trabalho, Ética e Cidadania, Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Relacionamento Interpessoal.

O curso de Aprendizagem de Auxiliar Administrativo prepara o adolescente aprendiz que é encaminhado para o mercado de trabalho. Este tem duração de 23 meses. No primeiro mês os jovens recebem formação intensiva, sendo ministradas aulas que os preparam para o trabalho no qual serão inseridos, e nos 22 restantes o adolescente aprendiz desenvolve a formação prática no setor administrativo na empresa que possui contrato de trabalho firmado. Uma vez por semana participa de formação teórica continuada na Escola de Formação e Cidadania.

A Esforci possibilita o desenvolvimento integral do adolescente por meio do conhecimento preparando-o não somente para o mercado de trabalho, mas abrindo horizontes, oportunizando a vivência de valores humanos, respeitando as condições do educando e favorecendo assim, a autoestima e tendo como consequência, a integração social e o desenvolvimento profissional.

***Para mais fotos acesse: facebook.com/ibiporaprefeitura