Segurança

 

Publicado em: 15/12/2017 14:09

Defesa Civil participa de reunião da Rede Institucional de Agrotóxicos de Ibiporã


Whatsapp

 

Defesa Civil participa de reunião da Rede Institucional de Agrotóxicos de Ibiporã Defesa Civil participa de reunião da Rede Institucional de Agrotóxicos de Ibiporã

 

Com a participação da Defesa Civil de Ibiporã pela primeira vez, o Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Ibiporã, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Ibiporã, Vigilância Sanitária Municipal e Samae realizaram na manhã desta terça-feira (12), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), mais uma reunião da Rede Institucional sobre Agrotóxicos em Ibiporã. No encontro foi discutida a necessidade do mapeamento bem como do registro das áreas de riscos em empresas/fábricas que manipulam e/ou produzem agrotóxicos no município.


A Defesa Civil foi convocada para auxiliar a Rede Institucional sobre Agrotóxicos em Ibiporã, a qual ficará encarregada de mapear estas áreas de atenção das empresas que fabricam e/ou manipulam agrotóxicos em Ibiporã, além de registrá-las no Sistema Informatizado de Defesa Civil do Paraná (SISDC). A Defesa Civil do município se comprometeu em realizar e concluir esses procedimentos durante o primeiro trimestre de 2018, entretanto, salientou que a elaboração e a implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) são de responsabilidade das empresas, segundo a Norma Regulamentadora 9 (NR-9).


Na reunião, o coordenador da Defesa Civil de Ibiporã, Euller Gualberto, oportunamente também expôs as ações de prevenção desenvolvidas pelo órgão no município junto às demais áreas de atenção já mapeadas e registradas no SISDC, com realizações de campanhas preventivas frente a um eventual desastre. “As ações de conscientização têm a finalidade de construir paulatinamente uma cultura popular de resiliência diante da ameaça de desastres e/ou intempéries de qualquer natureza”, frisou o coordenador.


Gualberto citou o projeto de criação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec) em Ibiporã junto às comunidades que residem próximas às áreas de riscos no município como também a doação de pluviômetros (medidor de quantidade de chuva) pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), que serão instalados nessas comunidades.


Na ocasião, o coordenador também ressaltou que o município de Ibiporã está devidamente registrado no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), do Ministério da Integração Nacional.


O S2ID integra diversos produtos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), com o objetivo de qualificar e dar transparência à gestão de riscos e desastres no Brasil, por meio da informatização de processos e disponibilização de informações sistematizadas dessa gestão.

 

Euller finalizou informando que está prevista para 2018 uma visita técnica de membros efetivos da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) ao Parque Estadual de Ibiporã (Horto Florestal) a fim de revisarem e retroalimentar o plano de manejo do parque.

 



Imagens