Mesmo o ano de 2017 fechando com 12,3 milhões de pessoas desocupadas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Ibiporã registrou um saldo positivo de 296 empregos no acumulado de janeiro a dezembro, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O número é a diferença entre trabalhadores admitidos (5.185) e trabalhadores desligados (4.889).
Ao analisar o comportamento do mercado de trabalho em 2017 das cinco maiores cidades da Região Metropolitana de Londrina, além de Ibiporã, Arapongas e Rolândia somaram saldo positivo no acumulado do ano, enquanto Cambé e Londrina ficaram com saldo negativo.
Nas cinco cidades da RML, os setores que apresentaram saldos positivos na geração de emprego com carteira assinada no acumulado do ano foram a indústria, com 611 vagas, o comércio, com 511 vagas, e a agropecuária, com saldo positivo de outras 197 vagas.
As atividades que mais contrataram no município de Ibiporã nesse período foi a de Classificador de Grãos, que somou 1110 postos formais, seguido por Alimentador de Linha de Produção que somou 694 postos formais.
Segundo o coordenador de intermediação de mão de obra, Marcio Pedro, a Agência do Trabalhador de Ibiporã, por meio do setor de intermediação de mão de obras, encaminhou 9,95% dos trabalhadores contratados no município nesse período e vem trabalhando para aumentar o número de vagas captadas, pois teve um aumento considerável na quantidade de atendimento de trabalhadores à procura de vagas (31.607 atendimentos). "Objetivamos a eficiência nos serviços prestados, buscando a satisfação da empresa contratante assim como a inserção do trabalhador no mercado de trabalho. Para isso, ao solicitar a abertura de uma vaga, a equipe da Agência do Trabalhador, se for requisitada, visita a empresa com a finalidade de conhecer suas necessidades e, assim, estabelecer o perfil do candidato a ser encaminhado. Contamos com mais de 20.000 cadastros divididos em diversas áreas de atuação", informa Marcio Pedro.
Conforme o coordenador, a Agência oferece os serviços de: intermediação de mão de obra; habilitação ao seguro-desemprego; qualificação profissional e social; orientação profissional; espaço físico para realização dos processos de seleção; entre outros. Todos são inteiramente gratuitos. "Além da satisfação da empresa contratante e do trabalhador contratado temos metas a serem atingidas que serão revertidas em recurso para melhoria dos atendimentos dos serviços prestados pela Agência do Trabalhador", acrescenta a secretária do Trabalho Maria Romana.
Serviço
Agência do Trabalhador de Ibiporã
Endereço: Av. D. Pedro II, 294 - Centro
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
e-mail: trabalho@ibipora.pr.gov.br /Facebook: facebook.com/trabalhoibipora
Telefone: (43) 3178-0224