A Secretaria Municipal
de Saúde celebra mais uma conquista para a cidade. Após passar pelo processo de Tutoria da Secretaria de Estado da
Saúde (SESA), cujo objetivo é aprimorar a gestão da qualidade dos serviços
prestados através de mudanças no modelo de gerenciamento de riscos, processos e
resultados, seis Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) de Ibiporã receberam a
certificação “Selo Bronze” de qualidade da Atenção Primária.
Técnicos da 17ª Regional de Saúde
avaliaram, aprovaram e certificaram as UBS´s: Prefeito
Mauro José Pierro (Taquara do Reino), Dr. Mauro Filgueiras (Jd.
San Rafael), Olemário Mendes Borges
(Jd. John Kennedy), La Fontaine Correa da
Costa (Agenor Barduco), José Silva
Sá (Jd. Pérola) e Dr. Wilson Costa
Funfas (Vila Esperança). Em 2016, três UBS receberam o “Selo
Bronze” – o Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin (Posto Central), a UBS Dr.
Antônio Carlos Gomes (Serraia) e a UBS Orlando Pelisson (Jardim Bom Pastor).
Agora, todas as unidades de saúde de Ibiporã estão certificadas, representando
um grande avanço para a qualidade da saúde prestada no município.
A
entrega da honraria ocorreu na sexta-feira (23), no auditório do Centro de
Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), durante evento de entrega dos Selos
Prata e Bronze para 31 unidades de 10 municípios pertencentes a 17ª Regional de
Saúde. O secretário
de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, o deputado estadual Tiago Amaral, prefeitos, secretários municipais
e cerca de 700 servidores da Saúde participaram da cerimônia.
Desde 2014, as equipes de servidores
das UBS’s vêm recebendo a orientação e acompanhamento de profissionais da 17ª
Regional de Saúde. Inicialmente, as equipes participaram de oficinas temáticas
sobre diretrizes importantes da política pública de saúde. Em uma segunda
etapa, foram realizadas tutorias que aplicaram na prática os conceitos e
diretrizes abordados anteriormente nas oficinas.
Concluída
cada fase do processo, a unidade passa por uma criteriosa avaliação, que
verifica mais de 100 itens de qualidade – desde aspectos físicos e estruturais
até rotinas de trabalho. Os selos são divididos em três categorias: Bronze,
Prata e Ouro, que variam de acordo com o grau de cumprimento dos requisitos
preestabelecidos na ferramenta de avaliação. No total, 914 unidades de 336
municípios do Paraná já aderiram ao processo. “As UBS’s modificaram uma série de
procedimentos e fluxos de trabalho e estabeleceram um plano de ação de
padronização dos processos, a fim de garantir qualidade e resolutibilidade no
atendimento à população”, explicou o coordenador da Atenção Primária, Rafael de
Paula Souza. Dentre as ações implementadas estão
o atendimento diferenciado a idosos, diabéticos, hipertensos, crianças e
gestantes, por meio da busca ativa, estratificação de risco e uma agenda de
acompanhamento destes pacientes.
Conforme a secretária de Saúde, Andrea Stroka, apesar das
dificuldades iniciais, as mudanças nos processos de trabalho resultaram na
melhoria do atendimento, com equipes mais integradas e comprometidas. “Qualificar
uma UBS é deixá-la pronta para o atendimento à população. Estamos muito
satisfeitos e só tenho a agradecer a todos os profissionais que diariamente
trabalham com afinco em prol da melhoria da qualidade de vida da comunidade”,
parabenizou Andrea.
Presente ao evento, o prefeito João Coloniezi enfatizou que dos
21 municípios que compõem a 17ª, apenas Ibiporã e Rolândia inscreveram todas as
UBS’s para receber o “Selo Bronze”. Isso demonstra o comprometimento da
Administração Municipal em qualificar a Atenção Primária, oferecendo
atendimento organizado, resolutivo e humanizado à população. “Parabenizo a
iniciativa do governo estadual em reconhecer e motivar as equipes a buscarem a
excelência em sua rotina de trabalhando”, comentou Coloniezi.
Selo
Prata
A Secretaria Municipal de Saúde já inscreveu quatro unidades
de saúde para serem certificadas com o “Selo Prata” – Bom Pastor, Pérola,
Serraia e Vila Esperança. “Buscar esta certificação estimulará ainda mais os
nossos profissionais, no sentido de oferecer um atendimento digno e resolutivo
à população”, concluiu Andrea Stroka.