Publicado em: 26/03/2018 15:36 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Unidades de Saúde são certificadas com selo de qualidade

Unidades de Saúde são certificadas com selo de qualidade Mais seis UBS’s receberam o “Selo Bronze” de qualidade da Atenção Primária

A Secretaria Municipal de Saúde celebra mais uma conquista para a cidade.  Após passar pelo processo de Tutoria da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), cujo objetivo é aprimorar a gestão da qualidade dos serviços prestados através de mudanças no modelo de gerenciamento de riscos, processos e resultados, seis Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) de Ibiporã receberam a certificação “Selo Bronze” de qualidade da Atenção Primária.

Técnicos da 17ª Regional de Saúde avaliaram, aprovaram e certificaram as UBS´s: Prefeito Mauro José Pierro (Taquara do Reino), Dr. Mauro Filgueiras (Jd. San Rafael), Olemário Mendes Borges (Jd. John Kennedy), La Fontaine Correa da Costa (Agenor Barduco), José Silva Sá (Jd. Pérola) e Dr. Wilson Costa Funfas (Vila Esperança). Em 2016, três UBS receberam o “Selo Bronze” – o Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin (Posto Central), a UBS Dr. Antônio Carlos Gomes (Serraia) e a UBS Orlando Pelisson (Jardim Bom Pastor). Agora, todas as unidades de saúde de Ibiporã estão certificadas, representando um grande avanço para a qualidade da saúde prestada no município.

A entrega da honraria ocorreu na sexta-feira (23), no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), durante evento de entrega dos Selos Prata e Bronze para 31 unidades de 10 municípios pertencentes a 17ª Regional de Saúde. O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, o deputado estadual Tiago Amaral, prefeitos, secretários municipais e cerca de 700 servidores da Saúde participaram da cerimônia.

Desde 2014, as equipes de servidores das UBS’s vêm recebendo a orientação e acompanhamento de profissionais da 17ª Regional de Saúde. Inicialmente, as equipes participaram de oficinas temáticas sobre diretrizes importantes da política pública de saúde. Em uma segunda etapa, foram realizadas tutorias que aplicaram na prática os conceitos e diretrizes abordados anteriormente nas oficinas.

Concluída cada fase do processo, a unidade passa por uma criteriosa avaliação, que verifica mais de 100 itens de qualidade – desde aspectos físicos e estruturais até rotinas de trabalho. Os selos são divididos em três categorias: Bronze, Prata e Ouro, que variam de acordo com o grau de cumprimento dos requisitos preestabelecidos na ferramenta de avaliação. No total, 914 unidades de 336 municípios do Paraná já aderiram ao processo. “As UBS’s modificaram uma série de procedimentos e fluxos de trabalho e estabeleceram um plano de ação de padronização dos processos, a fim de garantir qualidade e resolutibilidade no atendimento à população”, explicou o coordenador da Atenção Primária, Rafael de Paula Souza. Dentre as ações implementadas estão o atendimento diferenciado a idosos, diabéticos, hipertensos, crianças e gestantes, por meio da busca ativa, estratificação de risco e uma agenda de acompanhamento destes pacientes.

Conforme a secretária de Saúde, Andrea Stroka, apesar das dificuldades iniciais, as mudanças nos processos de trabalho resultaram na melhoria do atendimento, com equipes mais integradas e comprometidas. “Qualificar uma UBS é deixá-la pronta para o atendimento à população. Estamos muito satisfeitos e só tenho a agradecer a todos os profissionais que diariamente trabalham com afinco em prol da melhoria da qualidade de vida da comunidade”, parabenizou Andrea.

Presente ao evento, o prefeito João Coloniezi enfatizou que dos 21 municípios que compõem a 17ª, apenas Ibiporã e Rolândia inscreveram todas as UBS’s para receber o “Selo Bronze”. Isso demonstra o comprometimento da Administração Municipal em qualificar a Atenção Primária, oferecendo atendimento organizado, resolutivo e humanizado à população. “Parabenizo a iniciativa do governo estadual em reconhecer e motivar as equipes a buscarem a excelência em sua rotina de trabalhando”, comentou Coloniezi.

Selo Prata

A Secretaria Municipal de Saúde já inscreveu quatro unidades de saúde para serem certificadas com o “Selo Prata” – Bom Pastor, Pérola, Serraia e Vila Esperança. “Buscar esta certificação estimulará ainda mais os nossos profissionais, no sentido de oferecer um atendimento digno e resolutivo à população”, concluiu Andrea Stroka.