Educação

Publicado em: 16/04/2018 14:56 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/Núcleo de Comunicação Social/PMI. Com informações da Agência Estadual de Notícias

Colégio Estadual Ulysses Guimarães ganhará nova sede

Colégio Estadual Ulysses Guimarães ganhará nova sede Governo do Estado investirá R$7,5 milhões na construção da nova sede

Um dia histórico para a educação de Ibiporã. Na última sexta-feira (13) a governadora Cida Borghetti esteve no município para autorizar a construção da nova sede do Colégio Estadual Ulysses Guimarães. “Serão investidos R$ 7,5 milhões nessa nova escola (via Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional – Fundepar), que responderá a forte anseio de Ibiporã. Mais de mil alunos vão estudar nesta unidade e será atendida a demanda dos professores por um espaço adequado para ensinar”, disse a governadora. Se queremos paranaenses melhores, precisamos buscar isso na educação”, afirmou a governadora durante a assinatura da ordem de licitação, realizada no terreno onde será edificada a instituição de ensino, na Avenida Ibrahim Prudente da Silva, entre os Conjuntos Pedro Morelli e José Messias.

Atualmente, o colégio estadual funciona em dualidade com o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) "Alberto Spiaci ", na Vila Esperança. A nova sede será instalada em terreno de 15 mil metros quadrados, doado pela prefeitura de Ibiporã, e terá 16 salas de aulas. O Colégio, que hoje abriga 380 alunos do 6º ao 9º anos, terá capacidade para atender 960 estudantes, ou até 1.120 em dois turnos, nos Ensinos Fundamental II e Médio. A estrutura inclui cozinha, refeitório, ginásio, biblioteca, banheiros e laboratórios. “Essa é uma grande conquista para toda a cidade de Ibiporã, mas, principalmente para os alunos e professores, que terão uma escola com mais capacidade, mais adequada, mais confortável”, disse a secretária de Estado da Educação, Lúcia Cortez. “É isso que queremos, sempre proporcionar o crescimento da educação, não só no nível pedagógico, como também na estrutura física”, afirmou.

Segundo o Governo do Estado, as obras devem começar em julho e a previsão de conclusão é no início do ano que vem. “A nova unidade é a realização de um sonho antigo da comunidade, estamos em festa”, afirmou o prefeito João Coloniezi. Ele explicou que o colégio atenderá moradores da região Sul da cidade, com cerca de 10 mil habitantes, que até hoje não possui uma unidade de Ensino Médio. “Além disso, nesta nova estrutura teremos um ginásio de esportes completo para servir toda a comunidade”, disse o prefeito.

Conforme a diretora do colégio, Katia Colognosi Liuti, há forte demanda para implementar o Ensino Médio na escola, projetos de informática, e outras iniciativas. “Atualmente não há espaço. Com o novo prédio vamos atender toda a comunidade, com uma educação qualidade”, comemorou Katia.

A secretária de Educação, Margareth Coloniezi, acrescentou que a construção da nova sede é uma conquista não somente para os alunos da Rede Estadual, mas também para os da Rede Municipal, visto que com a liberação das salas de aula no Caic haverá a oportunidade de se ampliar a oferta de vagas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º a 5º ano).

PRESENÇAS – Além da governadora Cida Borghetti, do prefeito de Ibiporã, João Coloniezi, do vice, Beto Baccarim, participaram do evento o deputado estadual e líder do governo na Assembleia, Pedro Lupion; o diretor da Fundepar, Sérgio Brun; o deputado federal Alex Canziani; os deputados estaduais Alexandre Curi, Tiago Amaral e Luiz Claudio Romanelli; o diretor da Fomento Paraná, Luiz Renato Hauly; a comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Audilene Rosa; a chefe do Núcleo Regional da Educação, Luzia Maria Alves; secretários, vereadores e servidores municipais.