Trabalho

Publicado em: 10/05/2018 16:26 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Trabalho promove curso de técnicas em processo de soldagem

Trabalho promove curso de técnicas em processo de soldagem Aluno do curso em aula prática

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (Senai Paraná), ofertou gratuitamente, no Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI), curso profissionalizante em Técnicas em Processo de Soldagem. A especialização profissional de 120 horas foi ministrada para 40 pessoas, em duas turmas, com 20 alunos cada, sendo uma no período vespertino e a outra no período noturno.

A qualificação profissional teve início no dia 05 de março, para a turma da noite e, 07 de março, para a turma da tarde, com término no dia 19 de abril – turma noturna –, e dia 24 de abril – turma vespertina. A entrega dos certificados ocorreu na noite do dia 24, no auditório do CTTI.

Durante as aulas teóricas e práticas do curso, os alunos puderam aprender sobre tecnologia de soldagem, segurança na soldagem, gases de proteção, equipamento de soldagem e regulagem do equipamento, tipo de transferência de metal de adição, defeitos no cordão de solda, além de soldar barras de aço em posição plana e em ângulo, soldar barras de aço de topo com ou sem chanfro em posição plana, soldar barras de aço de topo em posição horizontal e soldar barras de aço de topo e em ângulo posição vertical e posição sobre cabeça.

Segundo o instrutor do Senai que ministrou o curso, João Maria Dias, o curso ampliará a visão do aluno quanto à soldagem. “A vantagem principal é o conhecimento técnico e prático adquirido durante o treinamento, sem contar ainda com a ampla visão que terá a respeito das normas de segurança e manuseio dos equipamentos de soldagem e consumíveis aplicados aos processos”, afirmou.

O curso foi totalmente custeado pelo município.