Finanças

Publicado em: 14/05/2018 14:56 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Administração Municipal faz reunião com contadores

Administração Municipal faz reunião com contadores Administração Municipal e contadores de Ibiporã

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Finanças, em parceria com o Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa, reuniu-se pela primeira vez com os contadores de Ibiporã para apresentar os trabalhos realizados para desburocratização, incentivos e fortalecimento de empresas.

O café da manhã ocorreu na última sexta-feira (11), na sala de reuniões do gabinete, e contou com as presenças do prefeito João Coloniezi, do secretário de Finanças, Edson Aparecido Gomes, da diretora do Departamento de Tributação e Fiscalização, Débora de Lima Batista Borges, dos vereadores Professor Abreu e Roberval dos Santos, e contadores.

Gomes apresentou as alterações implementadas nos setores de fiscalização e tributação ao longo do ano passado, como a melhoria da estrutura física do Departamento de Tributação; a capacitação dos servidores; entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pelos Correios (antes era realizado pelos servidores, desfalcando o departamento por alguns dias); a implantação do Empresa Fácil – REDESIM - Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios; o retorno da fiscalização de posturas da atividade econômica para o departamento; a reestruturação dos procedimentos fiscalizatórios pela demanda e o Decreto 158 de 11 de abril de 2018, que dispõe sobre a expedição de Alvará de Licença de Localização e Funcionamento no Município de Ibiporã.

“A implementação efetiva da REDESIM em nosso município permite que o cidadão abra ou regularize o seu negócio de forma simplificada e sem burocracia, visto que os órgãos responsáveis pelo registro e legalização da empresa atuam de forma integrada, permitindo a realização de todo o processo por meio de entrada única de dados na internet. Já o decreto 158/2018 permite a renovação automática do alvará mediante algumas condições. Anteriormente, as empresas precisavam vir anualmente à Prefeitura para renovar o alvará. Com esta revisão de procedimentos internos, estamos conseguindo avançar em outros segmentos, como a fiscalização da informalidade, a qual gera concorrência desleal”, explicou o secretário de Finanças.

Na ocasião, o prefeito fez um balanço das ações realizadas pelo governo municipal neste primeiro ano de gestão e obras em andamento no município, como a execução de recape asfáltico, substituição de 2.500 lâmpadas em mais de 20 bairros, construção de quadras poliesportivas, reforma do Munhequinha e do Carecão, construção de sede própria da Escola Municipal Aldivina Moreira de Paula e a aquisição de novos veículos oficiais. “Ibiporã está um canteiro de obras. Nossas contas estão equilibradas, dívidas quitadas e o orçamento organizado para pagar os salários dos servidores em dia. Enfim, eu e minha equipe trabalhamos comprometidas com Ibiporã e a melhoria da qualidade de vida da população”, ressaltou João Coloniezi.

Todos consideraram o encontro profícuo e solicitaram ao secretário de Finanças que as reuniões entre a Administração Municipal e a categoria sejam mais frequentes. “Discutimos assuntos de nosso interesse e tomamos conhecimento de muitas ações que não sabíamos que a Prefeitura está realizando. Estes encontros fortalecem a categoria e é uma excelente oportunidade para a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas. Os contadores estão à disposição da Administração Municipal”, comentou o presidente da Associação dos Contabilistas de Ibiporã (ACI), Roberto Nogueira.

O secretário de Finanças também destacou a importância da parceria entre a administração, empresários e entidades de classe para aumentar a arrecadação municipal. "É muito importante estreitar nossa relação com os contadores, pois estes profissionais possuem relação direta com o empresariado, ajudando a movimentar a economia local. Todos ganham com esta parceria, pois os recursos são revertidos em melhorias para Ibiporã", concluiu Gomes.