SAMAE

Publicado em: 19/06/2018 16:43 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Ibiporã é destaque em ranking de saneamento básico

Ibiporã está entre os 80 municípios brasileiros avaliados com a pontuação máxima da Universalização do Saneamento do ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), divulgado este mês.

O ranking, que reuniu os últimos dados disponibilizados pelo Sistema Nacional de Informações de Saneamento, do Ministério das Cidades, avaliou nesta edição 1.894 municípios de todas as regiões do país, o que corresponde a 34% do total e 67% da população do país. O levantamento apresenta o percentual da população das cidades brasileiras com acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de resíduos sólidos e o quanto desses resíduos recebem destinação adequada.

Os municípios foram divididos em quatro categorias, segundo a pontuação: rumo à universalização (80), compromisso com a universalização (201), empenho para a universalização (1342) e primeiros passos (271).

Segundo a Abes, se considerar apenas o quesito abastecimento de água, um grupo de 59 municípios atingiu a pontuação máxima. Entre as cidades de pequeno e médio portes que atingiram a pontuação máxima, 95% (39) são do Sudeste. Apenas Tamandaré (Pernambuco) e Ibiporã alcançaram essa pontuação nas regiões Nordeste e Sul, respectivamente.

Ibiporã atingiu 492,19 de um total de 500 pontos, alcançados quando o município alcança 100% em todos os cinco indicadores. A posição ocupada pelo município corrobora o serviço de saneamento básico de excelência prestado à população. Desde 1968 a cidade conta com um serviço municipal autônomo de água e esgoto (SAMAE), com altos índices de qualidade quando o assunto é água tratada, esgoto coletado e tratamento e gerenciamento de resíduos sólidos.

Toda a água distribuída pelo Samae é tratada, clorada e fluoretada e atende aos padrões de qualidade bacteriológica e físico-química de potabilidade fixados pela Portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde. Atualmente o serviço de abastecimento de água conta com duas unidades de captação e recalque, uma no Ribeirão Jacutinga e outra no Poço do Aquífero Guarani, que oferece água de excelente qualidade, com propriedades minerais, atendendo 100% da população urbana e da zona rural. Outro fator de destaque é a rede de esgotos sanitários que atende 98,5% do município - índice de destaque entre os municípios brasileiros. Todo o esgoto é tratado antes de ser lançado no corpo receptor.

Recentemente, a autarquia adquiriu um novo módulo clorador, aumentando a capacidade de produção em aproximadamente três vezes a atual, garantindo com segurança a distribuição de água de qualidade por aproximadamente mais 20 anos além de reformar, readequar e revitalizar o espaço onde o equipamento está instalado.

Em relação à coleta seletiva Ibiporã também dá exemplo. Todo o município já possuiu um sistema completo de coletiva seletiva que conta com a colaboração da população ao separar rejeitos e recicláveis dos orgânicos além de contar também com a coleta uma vez por semana em toda zona rural.

Além da coleta diferenciada porta a porta, o Samae também possui um programa permanente de educação ambiental, o qual envolve a mobilização social, educação e conscientização dos munícipes e o constante treinamento dos colaboradores envolvidos no processo.

A excelência no desenvolvimento do trabalho de saneamento fez com que o SAMAE conquistasse no ano de 2000 o PNQS - Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento - um dos mais importantes prêmios do setor de saneamento do país - se tornando a primeira empresa municipal a obter essa premiação.

No final do ano passado a autarquia recebeu certificado de reconhecimento do "V Prêmio Gestor Público Paraná" (PGP-PR). Iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais do Estado do Paraná (Sindafep), a premiação reconhece projetos criativos e inovadores das administrações públicas municipais do estado. A conquista deu-se em função do trabalho desenvolvido pelo SAMAE, que não mediu esforços para readequar o contrato de coleta de lixo de forma a estabelecer um equilíbrio econômico entre receita e despesas.

Segundo o diretor presidente do Samae, Edivaldo de Paula, é um fator de muito orgulho estar à frente da Autarquia neste momento, principalmente sendo um servidor de carreira que pode ao longo de seus 25 anos de serviço integrar esta valorosa equipe responsável por construir mais uma história de sucesso. “Atualmente buscamos ao divulgar este notório reconhecimento fazer com que os nossos munícipes também possam entender que esses dados e esse sucesso alcançado estão diretamente relacionados a uma melhor qualidade de vida proporcionada a todos de Ibiporã”, afirma o diretor presidente.

“O nosso Samae está de parabéns. Com uma gestão responsável, comprometida e eficiente, a autarquia comprova que o serviço público é viável havendo por parte dos gestores foco na melhoria contínua dos processos e na máxima satisfação de seus contribuintes”, ressalta o prefeito João Coloniezi.