Publicado em: 21/06/2018 08:54 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/SMCT

Balanço positivo da 42ª Festa Junina de Ibiporã

Balanço positivo da 42ª Festa Junina de Ibiporã Milhares de pessoas compareceram à Praça Pio XII para prestigiar a festa

Foram dez dias de festa, muito trabalho, muita animação, muita gente na praça, as famílias se divertindo, comidas típicas, várias atrações no corredor cultural e no palco os músicos e atores deram um show à parte.

Ao final de um período de quase dois meses, entre os preparativos para a decoração e a desmontagem final, o balanço da 42ª Festa Junina Municipal de Ibiporã foi extremamente positivo, tanto na avaliação dos organizadores quanto da sociedade local e dos visitantes, que se manifestavam a todo momento na própria praça, por meio das redes sociais e por meio de enquetes feitas pela imprensa.

A festa é uma realização da Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que contou com o apoio e parceria de várias organizações, entidades e das outras secretarias municipais.

“Além do seu papel cultural, toda a convivência e o entretenimento para o público, a festa proporcionou um ótimo resultado financeiro para as entidades sociais de Ibiporã que são parceiras tradicionais do evento e para as barracas de alimentação, conforme retorno que recebemos delas em reunião realizada no último dia 18”, ressaltou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Agnaldo Adélio.

Diante da magnitude que a festa alcançou e da repercussão que ela teve na região e até no cenário estadual, uma vez que já integra o calendário fixo de eventos da Paraná Turismo, o trabalho da Secretaria e da Prefeitura agora é buscar recursos federais para auxiliar na sua realização a partir do próximo ano. “A meta é profissionalizar e organizá-la ainda mais para consolidá-la no Estado do Paraná. Já temos um planejamento para o próximo ano, cujo tema será a viola, e para 2020, ela enfocará as belezas do Norte do Paraná”, informou Agnaldo.

Premiações no último dia da festa

O encerramento da 42ª Festa Junina Municipal, no domingo à noite teve as várias entregas de premiação aos participantes das brincadeiras e concursos promovidos pela Secretaria de Cultura e Turismo, com o objetivo de animar os dez dias de folia. Foram cinco entregas e todos os prêmios em dinheiro, além de algumas placas informativas na praça, foram bancados pelos apoiadores culturais da festa: Bradesco, Óticas Diniz, Farmácia Vale Verde, Oral Sin Ibiporã e Nyvaldo Imóveis.

1 - Entrega das faixas do Concurso da Rainha e Princesa da 42ª Festa Junina

Este concurso é organizado pelas entidades sociais participantes da festa, com o objetivo de arrecadar fundos para as obras de cada instituição e este ano destinou 10% do valor para o Hospital Cristo Rei. Quem representou o hospital na entrega foi Adriana Teófilo. As barracas que se empenharam na venda de votos este ano foram a ACEI (que reúne a comunidade de origem japonesa) e o PIME (congregação de padres missionários que mantêm em Ibiporã a sede do instituto). O vencedor foi o PIME, que vendeu 6.000 votos para o concurso e com isso sua candidata ficou com a faixa de Rainha da Festa. A ACEI ficou em 2º lugar, com 4.232 votos e a faixa da Princesa.

2 - Premiação da barraca mais bem decorada

Avaliando a caracterização mais típica para a festa, a organização declarou como vencedora a barraca do PIME. Em 2º ficou a da Capela Santo Alberico e em 3º a ACEI.

3 - Concurso das sementes da abóbora

Essa foi uma das novidades este ano: apostar quantas sementes teria uma abóbora colocada no corredor cultural, atrás do palco. Todos os que deixaram o seu palpite gratuito no computador concorreram ao prêmio de R$ 500, oferecido pelos apoiadores da festa. Houve um total de 456 apostas. Para agilizar a cerimônia, a abóbora foi aberta minutos antes e uma comissão formada por seis pessoas acompanhou a contagem das sementes. Foram chamados três auditores para fazer a contagem (Isabela Kialli, Paulo César de Souza Junior e Adilson Ribeiro). Ao final, o número foi de 230 sementes.

Duas pessoas acertaram o palpite (230) e cada uma recebeu R$ 250. Regina Cláudia de Siqueira Oliveira, de Londrina, e Kelvin Alvez, de Ibiporã.

4 - Premiados no pau de sebo

No pau de sebo infantil foram distribuídos brindes e doces às crianças, bem como àquelas que passaram pelas oficinas culturais organizadas pela Secretaria de Cultura (atrás do palco) e pela tenda da própria Secretaria. No pau de sebo juvenil e adulto três jovens conseguiram subir no topo e pegar o envelope com o prêmio em dinheiro: pau de sebo juvenil, dia 14/6 – Adrian Gabriel Ferreira Da Silva – prêmio de R$ 120 (acumulado); pau de sebo juvenil, dia 16/6 – João Henrique Messias da Cruz – R$ 60; pau de sebo adulto, dia 16/6 - Bruno Amaro – R$ 500 (acumulado).

5 - “Santo Antônio casa eu!”

Na brincadeira em que candidatos subiam ao palco para fazer uma súplica ou declaração de amor, os primeiros colocados foram: 1º lugar “Bambam” (R$ 300); 2º Jean (R$ 200); 3º Luiz Ricardo (R$ 100).

Veja outros vídeos da festa:

42ª Festa Junina de Ibiporã - Animação 2018

Apresentação Teatral Grupo Célula - 42ª Festa Junina