Durante
este bimestre (2º bimestre) do ano letivo da Rede Municipal de Ensino de
Ibiporã, alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas
municipais estão realizando várias atividades correlacionadas à Copa do Mundo.
O tema está sendo trabalhado em todas as disciplinas, de acordo com a
metodologia interdisciplinar da Secretaria Municipal de Educação.
Para
divulgar e celebrar a maior competição futebolística do planeta, estudantes da
Escola Municipal Prefeito Alberto Spiaci (Caic) em conjunto com os alunos da
Escola Estadual Ulysses Guimarães – ambas as escolas em funcionamento no mesmo
local – promoveram a pintura e decoração do muro de fachada das instituições.
Foram cerca de 100 metros de comprimento de concreto pintado com imagens
referentes à Seleção Brasileira e ao Brasil.
Aproximadamente
50 litros de tinta foram utilizados na pintura do muro que foi concluída em
três dias. As tintas foram adquiridas pela Escola Estadual, entretanto, o custo
será divido com a Municipal. O dinheiro será arrecadado por meio da realização de
promoções.
Conforme
a diretora da Escola Alberto Spiaci, Patrícia Bueno, a ideia de pintar o muro
surgiu de uma conversa entre os educadores de ambas as instituições. “Quando a
gente estudava, fazíamos essas pinturas decorativas nos muros das escolas. Aí
comentando sobre isso, a gente resolveu resgatar essa atividade artística, aqui”,
explicou.
A
diretora também enfatizou a importância de promover atividades como esta com os
alunos das duas escolas. “A nossa dualidade administrativa é muito unida, com
ambas as administrações conseguindo trabalhar juntas com muita facilidade. Ações
como esta, além de proporcionar mais conhecimento aos estudantes, fomentam a
união das duas instituições de ensino”, completou Patrícia.
O
aluno do 5º ano (Escola Alberto Spiaci), Vitor Gabriel Gomes, afirmou ter
gostado da nova experiência. “Eu gostei muito, porque não é sempre que tem nas
escolas uma experiência diferente como essa, de poder pintar um muro”, relatou.
O
estudante do 6º ano (Escola Ulysses Guimarães), David Weslen da Silva, gostou
da ideia e do resultado final da pintura da fachada das escolas. “Eu achei
muito bacana essa ideia de decorar o muro, pois ficaram muito bonitos todos os
desenhos feitos para representar a Copa. Além disso, colocamos em prática
aquilo que aprendemos dentro de sala de aula”, declarou.
No
Complexo Educacional Municipal Profª Vera Lúcia P. Casagrande, os alunos também
estão realizando diversas atividades referentes à Copa do Mundo 2018, dentre
elas, pesquisas sobre os países participantes do evento e criações de tabelas
com as partidas entre os times e os resultados dos jogos.
Segundo
a professora do 5º ano do Complexo, Magda Furrier, as atividades que a sua
turma está realizando sobre a Copa também integram o projeto escolar “Pequeno
Príncipe”, o qual faz parte do Programa “A União Faz a Vida”, desenvolvido pelo
Sicredi. “Nós temos trabalhado o livro “Pequeno Príncipe”. Dado que o piloto da
história caiu no Deserto do Saara, iniciei com as crianças o estudo do planisfério
do lugar, como, por exemplo, onde ele está situado. Aí, para englobar isso com
a Copa, fomos localizar todos os países participantes do campeonato dentro do
planisfério, onde eles ficam, em qual continente... Ademais, pesquisamos a
população, cultura e extensão territorial de cada país, e criamos um painel com
as especificações e tabelas dos jogos. Tudo isso envolvendo todas as
disciplinas”, informou.
Para
um dos alunos do 5º ano, Kauan Dal Bello, é fundamental estar ciente de
informações como as pesquisadas, estudadas e aprendidas este bimestre. “Aprendi
muitas coisas sobre os países com esse trabalho sobre a Copa do Mundo. Agora,
com esse conhecimento que eu adquiri, se, por exemplo, no futuro, eu quiser
visitar uma dessas nações pesquisadas, já estarei ciente de quais são os
costumes dela”, expressou.
O
2º bimestre, com a temática referente à Copa do Mundo, vai até o dia 6 de julho
(sexta-feira) nos CMEIs e nas escolas municipais de Ibiporã. As férias
escolares iniciam no dia 9 (segunda-feira).
Interdisciplinaridade – Instituída em 2015, a metodologia
interdisciplinar trabalha o mesmo tema bimestralmente em todas as disciplinas
de todas as instituições municipais de ensino com o objetivo de melhorar a
qualidade dos conteúdos e das avaliações aplicados pelos professores dentro de
sala de aula. Uma formação continuada é realizada com os docentes visando capacitá-los
e aprimorar a educação do município.
De acordo com os conteúdos do planejamento
bimestral de cada ano, os professores realizam o desenvolvimento do tema
sugerido, articulando-o com todas as disciplinas do currículo escolar. Os temas
são escolhidos a partir dos conteúdos comuns do currículo de todos os anos.
“Com esta metodologia, os educadores desenvolvem os
conteúdos curriculares integrando teoria e prática em todas as áreas do
conhecimento. Dessa forma, os alunos participam efetivamente do processo de
aquisição de novos saberes, sendo protagonistas da sua própria aprendizagem”,
concluiu a secretária de Educação, Margareth Coloniezi.