Publicado em: 26/07/2018 12:54 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Ibiporã sedia oficina microrregional sobre tuberculose

Ibiporã sedia oficina microrregional sobre tuberculose Oficina foi coordenada por profissionais de saúde da 17ª Regional

O município de Ibiporã sediou nesta quarta-feira (25), no Centro de Convivência do Idoso Abílio de Paula (CCI), uma reunião técnica microrregional sobre a tuberculose. A atualização teve por objetivo requalificar os profissionais da saúde para o diagnóstico precoce e o acompanhamento relativo à referida doença.

Participaram do evento enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, farmacêuticos, bioquímicos e médicos da Atenção Primária, Vigilância Epidemiológica, de Unidades de Pronto Atendimento 24 Horas (UPAs24H) e hospitais dos cinco municípios integrantes da 17ª Regional de Saúde do Paraná, sendo eles: Ibiporã, Assaí, Jataizinho, Sertanópolis e Porecatu.

A oficina foi coordenada pela técnica de epidemiologia e pelo coordenador regional de do Programa Estadual de IST/Aids/Tuberculose/Hepatites Virais da 17ª RS, Luiz Toshio Ueda. Um representante de cada cidade explanou sobre os atuais dados epidemiológicos ligados a tuberculose, os fluxos e o protocolo vigente do município. “A reunião foi muita produtiva, pois podemos conhecer a realidade de cada município no combate à tuberculose e receber orientações com ênfase no fortalecimento de estratégias de prevenção e controle à doença, que ainda enfrenta muitos paradigmas”, comentou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ibiporã”, Vanessa Cristina Luquini.

Tuberculose É uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose. Globalmente, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose, levando mais de um milhão de pessoas a óbito, anualmente.

Nos últimos 10 anos, o Paraná reduziu em 22% a incidência de casos de tuberculose. A taxa caiu de 24 casos por 100 mil habitantes em 2008, para 18,7 casos em 2017. O coeficiente de mortalidade caiu de 1,39 para 1,05 casos por 100 mil habitantes no mesmo período.

Conforme a 17ª, 24 novos casos de tuberculose foram diagnosticados em Ibiporã, Assaí, Jataizinho, Sertanópolis e Porecatu este ano.