SAMAE

Publicado em: 31/07/2018 11:27 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Samae é aprovado pelos Bombeiros

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) conta agora com um Plano de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP). As medidas de segurança (extintores, iluminação, saídas e sinalização de emergência) para as edificações existentes na autarquia foram elaboradas pela equipe da Secretaria Municipal de Planejamento, tendo como responsável técnico o engenheiro Luciano Pansardi Ouro.

A edificação foi considerada como risco moderado de incêndio e o plano aprovado pelo Corpo de Bombeiros. Segundo o diretor presidente do Samae, Edivaldo de Paula, a autarquia realizará o levantamento de custos para a aquisição dos equipamentos. A previsão é que até o final do ano todas as medidas de segurança contra incêndio e pânico tenham sido executadas. “Nos laboratórios da Estação de Tratamento de Água e Esgoto são armazenados e manipulados produtos químicos inflamáveis. Há forros de PVC em algumas instalações do setor operacional. As medidas que estão sendo tomadas visam proteger a integridade física das pessoas em caso de acidentes gerados pelo fogo e também o abastecimento à população, visto que o prédio do Samae é um reservatório de água”, explicou de Paula.

Após a execução do plano, o Samae solicitará ao Corpo de Bombeiros vistoria para emissão de laudo que comprove a adequada instalação das medidas de segurança contra incêndio e pânico.

O diretor presidente da autarquia também enfatizou a importância da parceria com a Secretaria de Planejamento, já que a autarquia não possui pessoal habilitado para a elaboração do plano.

O prefeito João Coloniezi ressaltou que o estudo técnico demonstra maturidade da equipe do Samae, preocupada com questões ambientais, segurança dos servidores e qualidade dos serviços prestados à população. A autarquia está implantando durante este ano, com o auxílio de uma consultoria especializada, um plano de modernização da gestão.