Publicado em: 09/08/2018 13:21 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Coordenadoras recebem capacitação do programa Pingo d´Água

Coordenadoras recebem capacitação do programa Pingo d´Água Coordenadoras escolares que participaram da formação com coordenador do Copati

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Consórcio para Proteção Ambiental do Rio Tibagi (Copati), realizou, na quarta-feira (01), no auditório da secretaria, capacitação para as coordenadoras das escolas municipais para o programa de educação ambiental Pingo d´Água.

A formação foi ministrada pelo coordenador do Consórcio Intermunicipal Para  Proteção Ambiental da Bacia do Rio Tibagi (Copati), Renato Eder Munhoz.

O foco do Programa Pingo d’Água é o envolvimento de alunos e professores como agentes de transformação e conscientização sobre o meio ambiente, possibilitando o conhecimento não apenas das causas, mas das ações que podem ser realizadas para proteger a natureza. Num primeiro momento, os alunos têm contato com informações teóricas sobre a bacia hidrográfica do Rio Tibagi. Na sequência, é desenvolvida a parte prática do projeto, que compreende visitas de campo, levantamento da situação, desenho, redação, teatro e concurso de melhor trabalho e melhor foto.

Segundo a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, é fundamental transmitir para os alunos, jovens e cidadãos não apenas o “por que”, mas o “como”, através da prática, da ação, do gesto localizado. “A atividade que busca o amadurecimento daquilo que foi ensinado tende a trazer para o aluno a força do hábito, a descoberta de múltiplas possibilidades, enquanto pequeno, de fazer algo grande por sua comunidade, sua escola, sua cidade e seu planeta”, declarou a secretária.

O programa será desenvolvido durante o segundo semestre pelos pedagogos, professores de Arte e Educação Física com cerca de 600 alunos dos quartos anos de 15 escolas de Ensino Fundamental.

Programa Pingo d’Água

O Programa de Educação Ambiental Pingo d’Água foi criado em 2001 pelo Consórcio para Proteção Ambiental do Rio Tibagi (Copati) em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), propondo um aprendizado contínuo para a proteção, recuperação e conservação do meio ambiente e da qualidade de vida.

A necessidade de criar o Copati surgiu em 1990, quando o Rio Tibagi, uma das mais importantes bacias hidrográficas do Brasil, era dado como praticamente morto devido ao alto índice de degradação ambiental. Com a iminência de um desastre ambiental sem precedentes na história do país, em 21 de setembro do mesmo ano, em Ibiporã, com as participações de prefeituras, da Klabin, de entidades da Sociedade Civil e do Governo Estadual, foi criada uma instituição com o intuito de desenvolver projetos direcionados à sensibilização ambiental da população dos 49 municípios da bacia do Rio Tibagi e, ao mesmo tempo, de incentivar e ajudar a criação de leis ambientais e a estruturação de órgãos governamentais capazes de fazer frente ao desafio de implementar uma política estadual de meio ambiente e recursos hídricos. Este ano o consórcio completa 28 anos de existência.