Publicado em: 29/08/2018 15:48 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Departamento de Trânsito realiza ação educativa no CMEI Aracy

Departamento de Trânsito realiza ação educativa no CMEI Aracy Na minipista, agentes orientam sobre travessia segura e significado das placas

Alunos dos Pré I e II do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Profª. Aracy Salinet Vieira tiveram uma manhã de segunda-feira (27) diferente. Dentro e fora da sala de aula eles aprenderam como se comportar no trânsito. As atividades educativas foram conduzidas pelo diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DTrânsito), Euller Alexandre Gualberto, e dois agentes.

As crianças assistiram a um vídeo com dicas de segurança no trânsito, como travessia na faixa de pedestres, uso de equipamentos de segurança, tais como cadeirinha, cinto de segurança e capacete, e a importância de se respeitar as placas. Como forma de trabalhar o tema de forma lúdica e aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, as crianças participaram de uma atividade em uma minipista montada em frente ao CMEI. Dirigindo um minicarro elétrico, os agentes de trânsito as orientaram sobre a correta travessia da faixa de pedestres e o significado de algumas placas, como a de vaga exclusiva para idoso e deficiente. A manhã ficou ainda mais divertida com a participação do “Amarelinho”, o mascote do trânsito de Ibiporã.

Segundo as educadoras infantis Amanda Souza e Emanuelen Brassaroto, a atividade está inserida no conteúdo “Meios de Transporte”, escolhido pelos alunos para ser estudado dentro do programa “A União Faz a Vida”, instituído e desenvolvido pelo sistema Sicredi, e que tem como foco o desenvolvimento do cooperativismo, senso de responsabilidade e cidadania. “Primeiro estudamos os tipos de meios de transportes existentes. Visitamos o Parque de Máquinas para conhecer os veículos utilizados pela Prefeitura na manutenção da cidade. Durante as aulas os alunos nos questionaram sobre o funcionamento do trânsito e aí convidamos o DTransito que realiza este trabalho educativo itinerante”, explicaram as educadoras.

Gualberto enfatiza que o DTrânsito tem investido maciçamente em ações educativas no trânsito, tais como palestras em escolas, blitze educativas, orientações aos motoristas e pedestres pelos agentes de trânsito. “O Departamento de Trânsito acredita que a educação é a mais importante ferramenta de formação da cidadania. Quanto mais cedo envolvermos crianças e adolescentes em ações desta natureza, maiores são as chances de alcançarmos êxito na construção de um trânsito democratizado, assegurando ao mesmo tempo o direito de todos de ir e vir com segurança", defendeu o diretor do departamento.

O diretor do DTrânsito acrescentou que há uma proposta sendo discutida junto com a Secretaria Municipal de Educação para que a temática trânsito seja inserida como disciplina transversal no currículo escolar da Rede Municipal de Ensino a partir do ano letivo de 2019.