SAMAE

Publicado em: 24/09/2018 14:06 | Fonte/Agência: Jaime Kaster/ jornalista

Samae: monumento dos 50 anos e nova identidade visual

Samae: monumento dos 50 anos e nova identidade visual Jaime Kaster/ jornalista

O prefeito João Coloniezi, o vice Alberto Baccarim e o presidente do Samae de Ibiporã, Edivaldo de Paula, o Peri, apresentaram na sexta (21/9) a nova logomarca da autarquia e inauguraram o painel comemorativo aos 50 anos de fundação do Samae, que serão completados no dia 6 de dezembro. O painel em concreto (um tótem construído ao lado da entrada principal do órgão) foi confeccionado pelo artista plástico e arquiteto Agnaldo Adélio, que é o secretário municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã.

O evento festivo, realizado sexta-feira à tarde, teve a presença do padre André Oliveira, pároco da Matriz, de diretores de outros órgãos de saneamento da região, além de vereadores, autoridades e servidores municipais. Integrou as comemorações do Jubileu de Ouro do Samae, que terá outros eventos até o fim do ano. No sábado (22), por exemplo, servidores da autarquia fizeram o plantio de mais de 100 mudas de árvores na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), na saída para Sertanópolis.

O Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Ibiporã) foi criado em 1968, no dia 6 de dezembro, por meio da Lei Municipal nº 197, com a finalidade de distribuir água tratada e fazer a coleta de esgoto, bem como manter, operar e ampliar estes sistemas de saneamento.

O PORQUÊ DA NOVA IDENTIDADE VISUAL

Como há vários anos o Samae vem investindo de forma decisiva e sendo referência nacional também na educação ambiental, na separação correta e coleta de lixo na cidade, além da destinação de resíduos sólidos, ou seja, ampliou a sua missão inicial de 1968, o ex-presidente da autarquia, Alberto Baccarim, e o atual, Edivaldo de Paula, entenderam que seria necessário reestilizar a logomarca da instituição para contemplar um conceito mais abrangente de sustentabilidade, e assim divulgar esse campo de ação mais amplo dos serviços prestados pelo Samae.

“Nossa nova identidade visual foi desenvolvida a partir do conceito de sustentabilidade, que é pautada no princípio dos ‘3 R’: o reuso, a reciclagem e a reutilização dos recursos naturais. A água é um deles apenas. Há muito tempo não nos preocupamos mais somente com abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto. O Samae ampliou suas ações”, explicou Edivaldo de Paula.

O prefeito João Coloniezi destacou a mudança na forma de gestão de alguns processos no Samae e os investimentos em modernização que a Prefeitura tem implementado, “mesmo em um cenário de crise econômica, como o que o país tem passado”. “A crise não nos desanima. Pelo contrário, nos desafia. Temos o desafio de fazer uma boa gestão firmados no propósito de contribuir para a maior dignidade de todos os cidadãos da cidade, oferecendo com qualidade os serviços que o Samae presta à população”, afirmou.

Após a apresentação da nova logo e a inauguração do monumento dos 50 anos, foi apresentado no pátio interno a nova identificação dos veículos que fazem parte da frota do Samae. Aos poucos todos receberão os novos adesivos.