Educação

Publicado em: 05/10/2018 11:34 | Fonte/Agência: Fonte: Danilo Pomin – Núcleo de Comunicação Social/PMI

Secretaria realiza planejamento da Educação Infantil para 2019

Na última sexta-feira (27) a Secretaria Municipal de Educação de Ibiporã apresentou o seu novo plano de trabalho para o ano de 2019. Juntamente com professores, coordenadores, presidentes das Associações de Pais de Mestres das escolas (APMs), presidentes dos Conselhos Escolares, Conselho Municipal de Educação, Conselho Tutelar, autoridades diversas como vereadores, o prefeito João Toledo Coloniezi, secretários parceiros da pasta da Educação, foi definido que no próximo ano alguns Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) passarão a atender em período parcial.

O planejamento visa ampliar o atendimento de Berçário I e Berçário II (BI e BII) no município. “É preciso atender o maior número de crianças, mas existe um limite possível de atendimento pelo número de funcionários disponíveis e pelo espaço físico das salas de aula. Porém, existe uma necessidade de ampliar a oferta de vagas. Foram realizados vários estudos dentro do que a Legislação permite na carga horária de atendimento. Foi organizado o número adequado de alunos por sala de aula, para também garantir qualidade no ambiente de trabalho também para o servidor, porém, com tudo isso, ainda é necessário atender mais e mais crianças”, explicou a secretária municipal de Educação, Margareth Coloniezi.

Nas metas Nacional e Estadual ficaram estabelecidos índices de atendimento para esta faixa etária considerada “não obrigatória” dentro do Plano Decenal 2014, ou seja, para 2024, os Municípios devem se organizar para atender 51% desta demanda de 0 a 3 anos. Hoje - ainda 2018 - Ibiporã já atende mais do que isso, mas é do interesse da Administração Municipal e da Secretaria Municipal de Educação ampliar a oferta de vagas.

A Secretaria de Educação ressalta que a fila de espera entre fevereiro e março de 2018 foi praticamente zerada na ocasião das matrículas no início deste ano letivo, porém, a Secretaria de Saúde do Município registra mais de 650 nascimentos a cada ano e, por isso, a fila sempre apresenta demandas.

Visando ampliar a oferta de vagas para esta faixa etária “não obrigatória”, a Secretaria Municipal de Educação se organiza para converter três dos 17 CMEIs em atendimento parcial, visto que existem várias famílias que preferem o atendimento parcial e, também, por haver muitas mães que não são trabalhadoras e podem contribuir com a formação de seus filhos.

Caso o Município tivesse que atender a todas as crianças de 0 a 3 anos hoje inscritas, seria necessário construir 44 novas salas e, ainda, contratar um grande número de profissionais, ou seja, 76 educadores e mais profissionais operacionais de limpeza, lactário e cozinha, sendo então aproximadamente 100 novos profissionais, o que contraria o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal e o índice imposto pelo Tribunal de Contas do Paraná e da União.

“Então, os estudos e levantamentos demonstram que é possível tornar três Instituições de Educação Infantil em atendimento parcial, portanto, três das dezessete instituições que atendem educação infantil em Ibiporã passarão a ofertar atendimento parcial”, complementou a secretária.

A Secretaria Municipal de Educação ainda prevê que o CMEI que se tornar parcial terá esse diferencial em todas as faixas etárias de atendimento. Para os pais, que realmente precisarem da vaga integral, o aluno será encaminhado para uma escola mais próxima que atenda nesta modalidade.