Trânsito

Publicado em: 08/10/2018 11:46 | Fonte/Agência: Danilo Pomin – Núcleo de Comunicação Social/PMI

Blitz da Saúde conscientiza sobre prevenção ao câncer de mama

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, através do Departamento Municipal de Trânsito (DTransito) e da Secretaria de Saúde, deu início às ações do “Outubro Rosa”, movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama. Na manhã do último sábado (06), foi realizada uma blitz da saúde, na qual motoristas e passageiros receberam materiais com orientações sobre a doença.

De acordo com o diretor do DTransito, Euller Alexandre Gualberto, durante todo o mês ações conjuntas serão realizadas pelo município. “Nós iniciamos um trabalho conjunto entre a Secretaria de Saúde e o Departamento de Trânsito, porque tanto no calendário nacional da Saúde quanto no calendário do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) os temas de cunho conscientização social se encontram”, comentou Gualberto.

Para ele, o trânsito também é uma questão de saúde. “A prevenção sobre o câncer de mama é o tema do Outubro Rosa e, segundo o calendário do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é o mês também de conscientização sobre o uso do cinto de segurança e da cadeirinha de retenção infantil. Então, trânsito é uma questão de saúde pública também, que deve receber uma atenção tão significativa quanto os demais temas”, destacou.

As abordagens aos condutores e passageiros foram realizadas na Rua Ibraim Prudente da Silva, em frente à Escola Municipal Prefeito Alberto Spiaci (Caic), na Vila Esperança. Panfletos sobre o “Outubro Rosa” foram distribuídos aos ocupantes dos veículos e, mediante autorização dos condutores, um adesivo com a temática “Nós Somos o Trânsito” foi colado nos veículos.