Saúde

Publicado em: 10/10/2018 09:11 | Fonte/Agência: Danilo Pomin – Núcleo de Comunicação Social/PMI

Outubro Rosa: UBSs de Ibiporã realizam exames em dias e horários diferenciados

Outubro Rosa: UBSs de Ibiporã realizam exames em dias e horários diferenciados Enfeites e materiais aplicados no Centro de Saúde Eugênio Dal Molin

As ações sobre a Campanha Mundial Outubro Rosa já começaram a ser desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Saúde. Durante todo o mês as Unidades Básicas de Saúde realizarão exames preventivos de mama e colo uterino, inclusive em dias e horários especiais.

O Outubro Rosa visa fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. Durante o mês as UBSs de Ibiporã estão enfeitadas com materiais que remetem à campanha.

As fachadas e interiores das UBSs e de órgãos públicos de Ibiporã estão decorados com enfeites cor-de-rosa em apoio ao movimento. Assim como nos anos anteriores, a Secretaria de Saúde também solicitou aos órgãos da Administração Direta e Indireta que identifiquem o "Outubro Rosa" com material visual, como, por exemplo, uso de camisa ou camiseta rosa e laços de cetim na roupa.

Algumas UBSs estão com agenda diferenciada para a realização dos exames preventivos de mama e colo uterino.

Confira a programação abaixo!

Na manhã desta quarta-feira (10) haverá coleta de preventivo de câncer de colo de útero (CO) na UBS Mauro José Pierro, na Taquara do Reino. Iniciando também nesta quarta e estendendo até o dia 24 de outubro, sempre à noite, na UBS José Silva Sá, no Jardim Pérola, haverá campanha de coleta de preventivo (CO).

No dia 17, na UBS La Fountaine Correa, na região do Conjunto Miguel Petri, das 17h às 20h30, haverá campanha de CO. Já no dia 21 de outubro, das 08 às 17h, a UBS Mauro Del Filgueiras, situada no Jardim San Rafael, realiza a campanha de coleta (CO) e mamas com a médica e a enfermeira do Programa Saúde na Família.

De 22 a 26 de outubro terá coleta de CO em horários especial, das 17h às 19h, no Centro de Saúde Eugênio Dal Molin. No dia 20, das 08h às 12h, também serão realizadas coletas neste mesmo Centro. No dia 27 haverá um bingo educativo, mais a distribuição dos lenços arrecadados para mulheres em tratamento de câncer de colo de útero e mama.

Dia 27 a UBS Orlando Pelisson, no Jardim Bom Pastor, realiza campanha de CO, com foco nas mulheres que estão com preventivos atrasados. A equipe de odonto irá realizar a avaliação das pacientes que comparecerem na campanha.

O que é o câncer de mama?

É o crescimento desordenado (maligno) de células da mama que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo (metástase). O câncer de mama é o mais frequente e uma das principais causas de morte em mulheres.

Prevenção e diagnóstico precoce

É possível diminuir o risco de a mulher apresentar o câncer de mama durante a sua vida por meio da adoção de hábitos saudáveis, tais como:

- Alimentação saudável;
- Atividade física;
- Controle do peso corporal;
- Não consumir bebida alcoólica e cigarro

Principais sintomas:

Aparecimento de um nódulo na mama ou axila;
- Alteração na forma ou tamanho da mama;
- Alteração no aspecto da pele da mama ou do mamilo;
- Saída de secreção pelo mamilo

Fatores de risco:

- Ter mais de 50 anos;
- Maternidade tardia;
- Tratamento com hormônios femininos;
- Histórico familiar;
- Uso de álcool e fumo

Idade de realização dos exames:

- Exame preventivo de câncer do colo do útero: os dois primeiros exames devem ser realizados com intervalo de um ano. Se os resultados forem normais, o preventivo poderá ser feito a cada três anos;
- Exame clínico das mamas: anualmente;
- Mamografia de rastreamento: mulheres entre 50 e 69 anos, com intervalo máximo de dois anos entre os exames.

Mulheres do grupo de risco, a partir dos 35 anos, devem começar a fazer o exame anualmente. Consulte a equipe de saúde para saber se você faz parte deste grupo.