Cultura e Turismo

Publicado em: 06/11/2018 14:14 | Fonte/Agência: Secretaria de Cultura e Turismo/PMI

Exibição de filme e curtas do Curso de Audiovisual

A noite de quarta-feira (31/10) foi de boas produções na tela do Cine Teatro Padre José Zanelli, de Ibiporã, no evento de encerramento do Curso de Audiovisual da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O público presente se emocionou e se surpreendeu com a produção dos alunos, toda ela supervisionada e acompanhada de perto pelos professores e colaboradores do curso: Samuel Tavares, Paulo Crincev, Jaime Kaster e Gabriela Pires de Paula.

O evento teve a presença de pessoas que foram entrevistadas durante as produções (como irmãs e velhinhos do Lar Padre Leone, o asilo de Ibiporã), amigos e familiares dos alunos, e alguns convidados ilustres, como o caso de Nilton Kenji Tanabe, o "Kung Fu", diretor da NTV, uma das maiores produtoras de vídeo do Norte do Paraná, que contratou recentemente para os seus quadros um ex-aluno do Curso de Audiovisual, Matheus Ulisses.

Também mandou mensagem por vídeo, de Santa Catarina, o produtor Bruno Ghering, diretor da Filmes do Leste (sediada em Londrina e com atuação nacional nas áreas de cinema e vídeo institucional), parabenizando os alunos e a iniciativa da montagem do curso. O próprio Ghering comunicou ontem, em primeira mão, que dois dos três filmes produzidos pelos alunos do audiovisual de Ibiporã foram classificados para o 20º Festival Kinoarte de Cinema (Mostra de Curtas de Londrina), marcado para dezembro deste ano.

O evento teve ainda as presenças do prefeito João Coloniezi, da Margareth Coloniezi, secretária de Educação, do secretário de Cultura, Agnaldo Adélio, e do vereador Rafael do Nascimento, que entregaram os certificados de conclusão do curso e premiação aos alunos. Logo na entrada do teatro foi montado um varal com uma exposição de fotografia autoral produzida pela estagiária de Artes Visuais, Gabriela de Paula e pelos alunos do curso dos Níveis 1 e 2. Depois, na tela do cinema, o público pôde conferir os curtametragens "Para Sempre" e "Metalhead - A Missão" e o documentário "Lar Padre Leone".

O Curso de Audiovisual

Iniciado no ano passado, o Curso de Audiovisual, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria de Cultura e turismo tem o objetivo de ensinar e capacitar os alunos, fazendo com que os mesmos consigam criar vídeos com maior qualidade e melhor conteúdo. Para isso, eles aprendem diversas funções, como direção, produção, edição e gravação, durante dois anos.

Durante os dois níveis do curso, os alunos passaram por mais de 10 módulos, que foram ministrados pelos colaboradores: Samuel Tavares - coordenador do curso e produtor audiovisual, Jaime Kaster - jornalista e coordenador de projetos e documentários da Secretaria de Cultura e Turismo, Paulo Crincev - profissional de Artes Visuais e Gabriela Pires de Paula - fotógrafa e profissional de Artes Visuais.