Obras

Publicado em: 07/11/2018 17:20 | Fonte/Agência: Danilo Pomin - Núcleo de Comunicação Social/PMI

Vila Rural e Taquara do Reino recebem novo sistema de água potável

A Vila Rural e a Taquara do Reino agora contam com um novo sistema de água potável. Foi entregue na manhã desta quarta-feira (07) a obra que garante água com muito mais qualidade aos moradores da localidade. Foram investidos R$ 64.434,37 provenientes de recursos do próprio município. A obra foi realizada pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE).

Estiveram presentes na inauguração o prefeito João Toledo Coloniezi, os vereadores Kleber Machado, professor Abreu e Zezinho do Estoril. O secretariado municipal também compareceu ao local. Acompanhando o diretor-presidente do SAMAE, Edvaldo de Paula – o Peri – estiveram presentes os servidores da autarquia. A população local também se fez presente, juntamente com os alunos da Escola Municipal Castelo Branco.

A Obra

De acordo com o diretor-presidente, Peri, um poço com cerca de 220 metros de profundidade foi perfurado. Essa água vem para complementar o abastecimento principalmente nos períodos chuvosos, uma vez que nesses dias o aspecto dela mudava. “A água que abastecia a Taquara do Reino era proveniente do lençol freático e a chuva causava um amarelamento da mesma. Essa água distribuída pelo SAMAE não se dava só para consumo ingerido, mas também para lavar roupa e tal, então não era conveniente lavar uma roupa branca com essa água, por exemplo”, explicou.

“Essa era uma reivindicação antiga dos moradores. Nós optamos por perfurar um poço tubular profundo. Foi um investimento bastante significativo. Precisamos construir toda infraestrutura para recalque, tratamento, reserva e distribuição. Então gastamos com serviços terceirizados quase 65 mil e mais os serviços de mão de obra onde foram empregados servidores do SAMAE. O tempo de execução se estendeu um pouco por conta da burocracia normal que temos e o tempo chuvoso que dificultou em certos dias”, complementou Edvaldo.

Para o prefeito João Coloniezi, a obra traz mais qualidade de vida à população. “O novo sistema traz uma água de maior qualidade, onde ela é dosada na superfície através dos equipamentos instalados. A água que vinha da mina era mais turva, e esta coletada mais abaixo do lençol freático já sai limpa. Agora a água oferecida está ainda mais dentro dos padrões estabelecidos mundialmente para consumo. A água é um bem essencial e a inauguração de hoje mostra que estamos cuidando também da saúde das pessoas”, citou.

Investimentos por toda cidade

A Administração tem trabalhado principalmente nos bairros de Ibiporã, mesmo naqueles que ficam mais afastados do Centro, como a exemplo da Taquara do Reino onde a Prefeitura fez a instalação da rede de esgoto e por último a substituição e complemento do sistema de água potável. Em breve o recape asfáltico também chegará ao bairro para recuperação das vias. A escola Municipal Castelo Branco também recebeu melhorias por parte da Administração, além de que a questão do campo de futebol do bairro voltou à discussão e deve ser resolvida em breve.

Obras importantes também estão sendo realizadas no Jardim John Kennedy, que é outro bairro que fica fora da área central de Ibiporã. A Prefeitura já está licitando a obra de recape asfáltico do Jardim Terra Bonita, que inclusive receberá uma área de lazer com pista de caminhada.

Fora estas, o investimento em Educação tem sido feito como, por exemplo, da construção da Escola Estadual Ulysses Guimarães (Zona Sul da cidade) e da Escola Municipal Aldivina. Em breve a reforma do Ginásio de Esportes Sopinha também será entregue à população.