Trabalho

Publicado em: 26/11/2018 10:29 | Fonte/Agência: Danilo Pomin - Núcleo de Comunicação Social/PMI

Projeto Ibiporã Compra é apresentado aos ibiporaenses

A Prefeitura de Ibiporã, por meio do Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa, realizou na noite da última quinta-feira (22) o lançamento do Projeto Ibiporã Compra, destinado a incentivar o empresariado local a participar de processos licitatórios realizados pelo município.

Empresários interessados em participar do processo de compras públicas assistiram a palestras ministradas pelo secretário municipal de Finanças, Edson Aparecido Gomes, o diretor do Departamento de Compras, Anuar Issa, e o contador Plínio Gozzo.

Os presentes puderam conferir informações básicas, porém, de suma importância, sobre todos os trâmites a serem cumpridos para participar dos certames públicos. Em discurso, o prefeito João Toledo Coloniezi apontou o quanto a Administração dispõe do orçamento para realizar as compras públicas, o que mostrou o interesse do município em alavancar o negócio dos fornecedores locais.

A presidente do Comitê Gestor e secretária municipal do Trabalho, Maria Romana, reforçou o quanto isso traria de benefício para Ibiporã e para os empresários. “O objetivo da Administração Municipal é promover a inclusão e a capacitação dos empreendedores locais para gerar emprego, renda e fortalecer a economia de Ibiporã”, explicou.

Já o secretário de Finanças disse que, dentre todas as aquisições feitas pelo Município, os empresários locais representam apenas 30% dos fornecedores. “Com o programa, queremos que 60% do que for investido em compras fique na cidade e seja destinado aos concorrentes locais”, revelou Edson Aparecido Gomes.

Do orçamento geral de R$205 milhões previstos para o exercício financeiro de 2019, cerca de R$100 milhões serão gastos na aquisição de bens e serviços (produtos alimentícios, coffe break, materiais de construção e construção civil, peças mecânicas, equipamentos de informática, dentre outros).

Aos interessados em participar das licitações municipais, a Prefeitura Municipal, por meio da Sala do Empreendedor, oferecerá qualificação técnica em compras públicas, por meio de palestras, cursos, oficinas e rodadas de negócio realizados pelos consultores do Sebrae.

Outro ponto importante foi sobre a declaração do gerente do Sicredi Ibiporã, Rosiel Martins, que divulgou uma nova política para aquisição de crédito empresarial, que traz vantagens como prazo flexível para pagamento e ausência de fiador na negociação.