Defesa Civil

Publicado em: 06/12/2018 12:33 | Fonte/Agência: Danilo Pomin - Núcleo de Comunicação Social/PMI

Última reunião do ano do PAM é realizada em Ibiporã

As atividades do ano de 2018 do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) da Região metropolitana de Londrina - formado pelos municípios de Cambé, Ibiporã e Londrina - encerraram-se na última quarta-feira (05), quando foi realizada em Ibiporã, através da Defesa Civil do Município, no Auditório dos Pioneiros, localizado na Secretaria Municipal de Educação de Ibiporã, uma reunião para debater assuntos ligados à toxicologia.

A abertura foi realizada pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Euller Alexandre Gualberto. A Prefeitura Municipal de Ibiporã participa do PAM por meio da Coordenadoria da Defesa Civil.

O professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Dr. Tiago Severo Peixe foi um dos palestrantes. Ele comentou sobre o conteúdo programático apresentado aos presentes. “Tivemos hoje aqui uma palestra sobre possíveis intoxicações de emergência, onde abordamos assuntos relacionados aos mais frequentes casos. Foi muito produtivo, porque nós temos aqui atores que são, eventualmente, usuários, na prática, dos conceitos apresentados. Este foi o primeiro evento que contou com palestra aqui em Ibiporã. O PAM está completando um ano e agora nós iremos embutir mais assuntos relacionados às demandas das cidades. Para nós é uma grande satisfação estarmos no PAM ajudando com as temáticas”, comentou.

Outro palestrante foi o coordenador-adjunto da Defesa Civil em Londrina, o guarda municipal
Demerval Anderson do Carmo, que falou sobre esta última atividade do ano do Plano, que culminou em Ibiporã. “O PAM trabalhou por esse primeiro ano tendo uma ótima adesão nas três cidades: Cambé, Londrina e Ibiporã. Encerramos por esse ano com a brilhante palestra do professor Tiago, que muito nos esclareceu, trouxe ótimas informações, e esta que é a ideia do PAM informar a todos. Para o próximo ano temos a perspectiva de aumento de empresas em Ibiporã, até porque se juntarmos todo o carregamento de agrotóxicos e defensivos que estão armazenados no município, podemos dizer que é um dos maiores do Brasil, então nada melhor do que trazermos segurança às pessoas que com eles trabalham e à população”, falou.

Quatro empresas de Ibiporã já aderiram ao programa.
O Plano de Auxílio Mútuo foi instituído em fevereiro deste ano e tem o objetivo de capacitar empresas a atuarem em conjunto em acidentes e desastres de proporções variadas, bem como levar essas empresas a um maior entrosamento com as comunidades e órgãos públicos a fim de que, quando da ocorrência de tais acidentes e desastres, possam-se minimizar os impactos.