Defesa Civil

Publicado em: 27/02/2019 17:28 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Defesa Civil de Ibiporã participa de reunião pelo 1º ano do PAM

A Defesa Civil de Ibiporã participou na quarta-feira (20) do encontro em comemoração ao primeiro ano de criação do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) da Região Metropolitana de Londrina.

O encontro foi realizado no auditório do Senai, em Londrina, e contou com a participação de coordenadores da Defesa Civil dos municípios de Cambé, Ibiporã e Londrina, do chefe da seção de planejamento da Defesa Civil do Paraná, major Dorico Borba, do comandante do 3º Grupamento do Corpo de  Bombeiros e coordenador regional de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Ezequias de Paula Natal, do coordenador-adjunto da Defesa Civil de Londrina e coordenador do PAM, Demerval Anderson do Carmo, da bióloga da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA) de Ibiporã, Andressa das Graças Silva de Paula, além de representantes de empresas e instituições que integram o PAM.

Instituído em 22 de fevereiro de 2018, o PAM reúne a Defesa Civil dos municípios de Cambé, Ibiporã e Londrina e tem o objetivo de capacitar empresas a atuarem em conjunto em acidentes e desastres de proporções variadas, bem como levá-las a um maior entrosamento com as comunidades e órgãos públicos a fim de que, quando da ocorrência de tais acidentes e desastres, possam-se minimizar os impactos à saúde, segurança e meio ambiente.

Durante a reunião, o coordenador do PAM fez um balanço das atividades neste primeiro ano. “Foi um 2018 muito produtivo, pois tivemos o apoio da Defesa Civil dos municípios e contamos com a adesão de várias empresas ao plano. Várias atividades foram realizadas, tais como palestras, reuniões e simulados a fim de evitar acidentes de trabalho. Para este ano as perspectivas são ainda melhores, pois buscaremos o fortalecimento do PAM, convidando mais municípios, entidades, empresas a integrarem o programa”, adiantou do Carmo.

Na oportunidade, o coordenador elogiou o trabalho desenvolvido por Ibiporã junto ao PAM. “A Defesa Civil de Ibiporã, que tem na coordenação o Euller Alexandre Gualberto, tem feito um intenso trabalho visando à integração e interação das empresas instaladas nos parques industriais. Ibiporã tem um papel importante neste processo, até porque se juntarmos todo o carregamento de agrotóxicos e defensivos que estão armazenados no município, podemos dizer que é um dos maiores do Brasil. Então, nada melhor do que trazermos segurança às pessoas que com eles trabalham e à população”, ressaltou Demerval Anderson do Carmo.

De acordo com Gualberto, “tal encontro sinaliza o estreitamento cada vez maior entre os órgãos e entidades pertencentes ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), empresas públicas, privadas e sociedade civil. O evento também marcou o fortalecimento do PAM, tendo como finalidade a atuação de forma “conjunta’ de seus integrantes na resposta às emergências na instalação das empresas vinculadas ao plano, contando ainda com o 3º GB como instituição de coordenação operacional nessas ações. Atualmente, dentre outras ações, a Defesa Civil de Ibiporã tem se destacado junto ao PAM em virtude da integração e interação de várias empresas do nosso município junto ao Plano”, enfatizou o coordenador municipal da Defesa Civil.

Ao final do evento houve a entrega de certificados para membros fundadores do PAM, demonstrando o reconhecimento pelo trabalho realizado até o momento.