Defesa Civil

Publicado em: 28/03/2019 18:00 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Plano de Auxílio Mútuo realiza primeira reunião do ano em Ibiporã

Plano de Auxílio Mútuo realiza primeira reunião do ano em Ibiporã Reunião do PAM ocorreu no Auditório dos Pioneiros, na Secretaria de Educação

O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) da Região Metropolitana de Londrina realizou nesta quarta-feira (27), em Ibiporã, a primeira reunião ordinária do ano. O encontro, realizado no Auditório dos Pioneiros, na Secretaria Municipal de Educação, teve a participação da Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Defesa Civil e Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Saama), Defesa Civil de Londrina, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar), e das empresas que integram o Plano.

Instituído em 22 de fevereiro de 2018, o PAM reúne a Defesa Civil dos municípios de Cambé, Ibiporã e Londrina e tem o objetivo de capacitar empresas a atuarem em conjunto em acidentes e desastres de proporções variadas, bem como levá-las a um maior entrosamento com as comunidades e órgãos públicos a fim de que, quando da ocorrência de tais acidentes e desastres, possam-se minimizar os impactos à saúde, segurança e meio ambiente.

Na reunião, conduzida pelo coordenador-adjunto da Defesa Civil de Londrina e coordenador do PAM, Demerval Anderson do Carmo, foi discutido a importância de mais empresas aderirem ao PAM, além do início dos exercícios simulados nas empresas que comercializam, manipulam, armazenam ou transportam produtos agrotóxicos instaladas no município. “Ibiporã tem um papel importante neste processo, até porque se juntarmos todo o carregamento de agrotóxicos e defensivos que estão armazenados na cidade, podemos dizer que é um dos maiores do Brasil. Então, nada melhor do que trazermos segurança às pessoas que com eles trabalham e à população”, ressaltou do Carmo.

O coordenador da Defesa Civil, Euller Alexandre Gualberto, enfatizou que estes treinamentos são fundamentais, pois imitam um acontecimento real relacionado a sinistros, tais como incêndios, vazamentos de substâncias tóxicas, exigindo dos participantes uma atuação que busque reduzir perdas e minimizar danos às pessoas, patrimônio e meio ambiente.

Para qualificar as empresas na gestão de risco de desastres, a 3ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (Corpdec), de Londrina, disponibilizou para as empresas que aderiam ao PAM um curso na modalidade à distância sobre Sistema de Comando de Incidentes. O SCI é uma ferramenta de gestão utilizada mundialmente para auxiliar no controle de emergências que necessitem a participação de vários órgãos e entidades.

Outro assunto debatido durante o encontro foi a dificuldade de acesso às regiões onde estão instaladas algumas empresas. “Vamos solicitar ao Ministério Público que encaminhe às Prefeituras dos municípios integrantes do PAM um pedido de intervenções no trânsito a fim de facilitar o acesso a estes locais, permitindo que, quando acionado, o socorro chegue mais rápido e com segurança”, justificou o coordenador do PAM.