Saúde

Publicado em: 15/04/2019 15:27 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/Prefeitura Municipal de Ibiporã

Conselho Municipal de Saúde nomeia novos conselheiros nesta quarta (17)

Conselho Municipal de Saúde nomeia novos conselheiros nesta quarta (17) Reunião de quarta (17) definira os rumos do CMS

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) convoca a população para participar de sua 68ª Reunião Extraordinária do CMS de Ibiporã nesta quarta-feira (17), às 14hs, no auditório do CTTI (Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã), com endereço sito à R. Praça Ciro Ibirá de Barros, 176. Confira a pauta da reunião:

1.   14h00 - Análise e aprovação da pauta referente à 67ª Reunião Extraordinária do CMS de Ibiporã;

2.   14h10 - Nomeação dos conselheiros eleitos na 14ª Conferência Municipal de Saúde;

3.   15h10 - Eleição do novo Presidente do CMS e da nova Mesa Diretora (vice-presidente, secretário e vice-secretário);

4.   15h30 - Eleição dos novos representados do POA/HOSPSUS;

5.   15h50 - Apresentação dos delegados trabalhadores do município eleitos para participarem da 12ª Conferência Estadual de Saúde de 11 a 13 de junho;

6.   16h00 – Teto máximo para encerramento.

O que é o Conselho Municipal de Saúde?

É um órgão deliberativo, normativo, fiscalizador e consultivo do Sistema Único de Saúde no âmbito Municipal, objetivando basicamente o estabelecimento, acompanhamento, controle e avaliação da saúde no município, de acordo com a Lei Orgânica do Município e a Constituição Federal.

O Conselho Municipal de Saúde é constituído por, 50% usuários do SUS; 25% profissionais de saúde; e os outros 25% são gestores e prestadores de serviço do SUS.

O que faz um conselheiro?

Representa o seu segmento e manifesta ideias e demandas de seu respectivo grupo ou instituição que ele representa, além de articular os interesses do conjunto dos usuários. Ao discutir, ele leva a opinião de uma parcela significativa da sociedade, pois não age em nome de seus interesses pessoais, mas da parte que ele representa e do conjunto dos usuários do Sistema Único de Saúde.