Saúde

 

Publicado em: 07/05/2019 12:49 | Fonte/Agência: PMI

Mais de mil e quinhentas pessoas são vacinadas no Dia D em Ibiporã


Whatsapp

 

Mais de mil e quinhentas pessoas são vacinadas no Dia D em Ibiporã O Dia D contra a gripe foi considerado um sucesso

No último sábado (4) aconteceu o Dia D de vacinação contra a Influenza (gripe) em todo o país. Em Ibiporã, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) localizadas na área urbana abriram das 8h às 17h. Já as UBSs da zona rural (Jardim John Kennedy e Taquara do Reino) funcionaram por menos tempo, das 8h às 12h, exclusivamente para imunizar o público-alvo da campanha - idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, mulheres que tiveram parto nos últimos 45 dias (puérperas), crianças com mais de 6 meses e menores de 6 anos, trabalhadores da área da saúde, profissionais das forças de segurança, professores em atividade e população indígena. Também tem direito à vacina gratuita os pacientes com doenças crônicas ou demais condições clínicas que possuam indicação médica para receber a imunização


Além das UBSs, houve aplicação da vacina em um ponto de vacinação instalado na Praça Pio XII, funcionando das 9h às 13h.


Segundo o Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, somente no sábado 1.607 pessoas foram vacinadas, resultado considerado muito positivo.


Este ano, a meta do Município é imunizar 15.623 pessoas. O governo federal preconiza a cobertura mínima de 90% de vacinação em todos os grupos prioritários estabelecidos na campanha, que segue até 31 de maio. Para se vacinar, basta comparecer a UBS mais próxima portando carteira de vacinação e um documento com foto. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). “É importante que as pessoas se vacinem o quanto antes para evitar gripe e seus possíveis agravamentos, visto que a vacina precisa de 15 dias para garantir a proteção”, informa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Luquini


Contraindicações


A vacina é contra indicada para menores de 6 meses de idade. Pacientes com história de reação anafilática (reação alérgica grave) a um dos componentes da vacina devem passar por avaliação médica criteriosa sobre risco e beneficio, antes da administração da nova dose. Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

 

Confira os números:

Meta: 90% -  Atual: 55.18%

Crianças: 63.75%

Idosos: 55.15%

Gestantes: 41.10%

Puérperas: 68.89%

Trabalhadores da Saúde: 27.17%

 


Imagens