SAMAE

Publicado em: 07/05/2019 19:22 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Audiência pública discute regulação do saneamento básico

Audiência pública discute regulação do saneamento básico Membros eleitos para o Conselho Municipal de Regulação

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar), por meio de seu Órgão Regulador – Orcispar, realizou na noite da sexta-feira (03), no auditório da autarquia, audiência pública com uma boa participação dos munícipes. O objetivo foi instituir o Conselho Municipal de Regulação (constituído por usuários), que terá a incumbência de atuar junto ao Orcispar no processo regulatório dos serviços de saneamento em Ibiporã.

A audiência foi conduzida pelo advogado da Orcispar, Marlon do Nascimento Barbosa, e contou as presenças do diretor presidente do Samae, Edivaldo de Paula, o prefeito de Ibiporã e presidente do Cispar, João Coloniezi, o vice-prefeito, Beto Baccarin, além de vereadores, secretários, servidores do Samae e munícipes.

Durante a audiência, foram eleitos sete titulares representantes da população para compor o Conselho Municipal de Regulação, cujo mandato é de dois anos. São: eles: Renato Monteiro Amorim, Mohamad El Kadri, Mauro Kondo, Adilson Marcos de Morais, Guilherme Toma de Souza, Letícia Rodrigues da Silva, Thalia Mayara Pedro Domingues. “Estas pessoas serão comunicadas e consultadas sobre todas as questões envolvendo a política municipal de saneamento básico”, explicou Barbosa.

Atuando nas atividades de planejamento, controle, fiscalização e mediação de conflitos, o Orcispar tem por objetivos primordiais garantir a prestação adequada dos serviços públicos de saneamento básico e a universalização dos serviços, de forma eficiente e transparente.

O Orcispar, além da estrutura técnica colocada à disposição de todos os prestadores dos serviços de saneamento, dispõe de um canal de comunicação constante e perene com cada município, o que se dá por meio dos conselhos de regulação existentes em cada localidade, nos quais usuários eleitos democraticamente podem participar dos rumos do saneamento municipal.