A
última quinta-feira (16) foi um dia muito especial para os alunos Complexo
Educacional Professora Maria do Carmo Galvão Uille, no Jardim Éden. Após 37
dias acompanhando o desenvolvimento das verduras plantadas na horta hidropônica
suspensa instalada no espaço, as crianças do Pré II fizeram a primeira colheita
de pés de alface e almeirão fresquinhos e livres de agrotóxicos e o mais importante, cultivados por eles mesmos. Já
os alunos do Pré I plantaram novas mudas em copos descartáveis que foram
utilizados nos prédios públicos. As hortaliças serão servidas na merenda
escolar.
A
iniciativa integra o projeto “Água é Vida”, parceria entre a Secretaria Municipal
de Educação e do Trabalho de Ibiporã. A estrutura em canos de PVC foi
construída pelo servidor da Secretaria do Trabalho, Elias de Castro e Souza. O
funcionamento da horta hidropônica suspensa é simples: os tubos de PVC
funcionam como canais de cultivo onde as raízes das plantas recebem a solução
nutritiva. A cada 30 minutos um “timer” liga uma bomba d'água que irriga as
mudas. “Trata-se de uma tecnologia de produção com
baixo impacto ambiental, econômica e que necessita o mínimo de mão de obra. Por
estarem livres das variações do clima e de pragas, as verduras se desenvolvem
de forma mais rápida do que quando plantadas na terra. Os pés de alface poderão
ser colhidos entre 25 e 35 dias. Já pela técnica tradicional, o desenvolvimento
é em torno de 70 dias. Outra vantagem é a economia de água, que chega a 80% em
relação ao cultivo tradicional”, explica Souza.
As crianças tiveram um cuidado especial com as mudas, pois em cada copo foi colocado o nome do aluno, que
acompanhou o seu crescimento. “Como o tema trabalhado com os alunos no “A União
Faz a Vida” este ano é “alimentação” pudemos englobar esta atividade em nosso
planejamento curricular e aliar a teoria à prática. Durante o mês promovemos
passeios pedagógicos à nossa horta e eles demonstraram muito interesse e
entusiasmo em acompanhar o desenvolvimento das mudas”, comentou a diretora
Mirela Lopes de Arruda.
Segundo
a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, o resultado com o projeto piloto
foi satisfatório, e a proposta é que cada unidade escolar municipal tenha uma
horta hidropônica suspensa. “Está sendo muito gratificante ver a alegria das
crianças se envolvendo com uma atividade tão rica, que proporciona diversas
experiências. A horta escolar serve para trabalharmos vários aspectos na
formação do aluno, tais como preservação do meio ambiente,
cuidado com o que é do outro, o cooperativismo, o fato de colher algo que
plantou com as próprias mãos, a paciência que ela terá que desenvolver para
esperar a plantar crescer até chegar ao ponto de ser consumida, alimentação
saudável. Quando a criança cuida
da hortaliça ela toma gosto por experimentar o alimento, pois se lembra que
plantou aquela alface, almeirão e aceita com maior prazer”, frisou a
secretária.