A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio das Secretarias de
Administração e Assistência Social, está em processo de formalização de
convênio com o Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública (NIGEP) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
A parceria, que se dará por meio de um Termo de Cooperação Técnica,
irá permitir o mapeamento de processos, levantamento de informação e de custos,
diagnóstico do Sistema de Compras Públicas e de indicadores como eficiência,
eficácia e efetividade das políticas públicas. O objetivo é elaborar propostas,
ideias e ajustes nos processos e procedimentos, que possam tornar o processo de
compras mais ágil e transparente, dar efetividade às políticas públicas,
visando atender acima de tudo a qualidade dos serviços prestados à população.
Os últimos
detalhes da parceria foram acertados na sexta-feira (17) em reunião entre a
equipe do NIGEP, representado pela coordenadora geral, Vera Suguihiro, os
professores Sidnei Pereira do Nascimento e Saulo Amâncio Vieira, e a assistente
social Maria Gorett Vitiello, e as secretárias de Administração, Daniela
Dourado, e de Assistência Social, Lívia Suguihiro.
De acordo com Vera
Suguihiro, o NIGEP é formado por professores mestres e doutores, alunos e
pesquisadores - mestrandos e doutorandos - nas áreas de Economia,
Administração, Contabilidade, Direito e Serviço Social, com especialidade na
gestão pública. “Esta equipe interdisciplinar, de diferentes áreas do
conhecimento, trabalhará em conjunto com os servidores da Prefeitura, no
levantamento das informações. Como a metodologia de trabalho é de investigação
e intervenção, à medida que formos diagnosticando, levantando os problemas, já
proporemos a solução no conjunto do grupo, tanto dos servidores que estão
diretamente vinculados àquela pasta, quanto na nossa equipe de alunos e
professores”, explica a professora.
A coordenadora acrescenta que o Nigep possui
desde 2017 uma parceria bem sucedida com a Prefeitura de Londrina. A
consultoria foi responsável por agilizar em 30% o prazo médio de tramitação dos
processos de compra, além de promover economia de cerca de R$ 8 milhões aos
cofres municipais.
Para a secretária de Administração, a parceria será de
fundamental importância na modernização do sistema de compras públicas. A universidade tem que
ser um instrumento para buscarmos agilidade e eficiência, porque é isso que vai
fazer com que possamos gastar menos, oferecendo mais e melhores serviços à
população”, salientou Daniela.
“Com o diagnóstico a ser apresentado pelo Nigep, poderemos verificar se
o Município está executando corretamente o Plano Municipal de Assistência
Social, para que as políticas públicas cheguem a quem realmente precisa”,
concluiu Lívia Suguihiro.