Em
comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na última quarta-feira
(05), a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Agricultura,
Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), e o Serviço Autônomo Municipal de Água e
Esgoto (Samae), realizaram algumas atividades de educação ambiental com
estudantes da Rede Municipal e Estadual de Ensino.
Na
semana passada, o diretor de Meio Ambiente, Hélio da Silva, acompanhou os
alunos do quarto ano da Escola Municipal Almerinda Felizetti do Nascimento
em uma visita à nascente do córrego Água das Chácaras. “Falei sobre a
importância da conservação da nascente e do próprio ambiente, que está bastante
degradado. Já na quarta-feira (05) desta semana o mesmo grupo assistiu a uma
palestra sobre a importância da preservação da mata ciliar na manutenção da
qualidade da água, estabilidade dos solos, regularização dos ciclos
hidrológicos e conservação da biodiversidade. Os alunos ficaram interessados,
fizeram muitas perguntas”, comentou o diretor.
Já
na quinta-feira (06), os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual
Unidade Polo fizeram uma visita ao Viveiro Municipal, localizado na Vila
Esperança. Guiados pela bióloga da SAAMA, Andressa das Graças Silva de Paula, eles conheceram as espécies de árvores
cultivadas no local, aprenderam mais sobre sementes, germinação, processo de
compostagem e produção de flores. Ao final, fizeram o plantio de sementes
de espécies nativas do bioma Mata Atlântica, doadas pelo viveiro do Instituto
Ambiental do Paraná (IAP), para depois de germinadas serem plantadas na Área de
Preservação Permanente (APP) do Córrego da Forquilha.
A
atividade integra o Plano de Restauração Ambiental do Fundo de Vale do Córrego
da Forquilha, que está sendo conduzido pela SAAMA e o Samae. O plano, que foi
lançado em março e possui um cronograma de atividades até novembro, consiste em
desenvolver ações educativas com os alunos, tais como palestras, visitação a
área de preservação permanente do Córrego Forquilha, coleta e cultivo das
sementes, plantio de mudas nativas e cuidados com as mudas plantadas, para que
estes possam estar em contato direto com a realidade do local e entendam quais
os desafios enfrentados para revitalização e preservação do meio ambiente. “Em
abril, o grupo visitou toda a extensão do córrego, para diagnosticar a situação
do fundo de vale e constatou que a área está bem degradada, com erosão,
depósito irregular de lixo. Como contraponto, no final do mesmo mês, os alunos
conheceram uma área que está preservada, que é o Parque Estadual de Ibiporã.
Ali fizeram a coleta e semeadura de sementes de espécies nativas do bioma mata
atlântica. Agora, vamos acompanhar o processo de germinação das sementes do
viveiro municipal, depois fazer o plantio das mudas na APP do córrego e
acompanhar o crescimento delas. Acreditamos que envolvendo as crianças e
adolescentes em todas as etapas do processo será de fato desenvolvida uma
consciência de preservação ambiental”, concluiu Andressa.