Cultura e Turismo

Publicado em: 24/06/2019 19:14 | Fonte/Agência: Jaime Kaster - jornalista SMCT / PMI

Cerimônia de premiações da 43ª Festa Junina

Cerimônia de premiações da 43ª Festa Junina Rainha da Festa foi da Paróquia N.S. da Paz

O domingo à noite (23/6) foi marcado pela cerimônia de entrega das premiações dos concursos da 43ª Festa Junina Municipal de Ibiporã. Todos os representantes das barracas das entidades foram chamados ao palco para a premiação da barraca mais bem decorada.

BARRACA MAIS BEM DECORADA

A comissão julgou as mais bem caracterizadas dentro do espírito da festa junina: Em 1º lugar ficou a barraca do PIME, em 2º lugar a Fazenda da Esperança e em 3º lugar a barraca da Associação do Ballet. As outras entidades participantes da festa este ano foram a APMIF, ACEI, Paróquia Nossa Senhora da Paz, Capela Santo Alberico, Vicentinas da Santo Alberico e a Associação do Centro de Artesanato.

ENTREGA DAS FAIXAS DO CONCURSO DA RAINHA DA FESTA

O tradicional Concurso da Rainha da 43ª Festa Junina foi realizado ao longo dos dez dias, nos quais as entidades participantes venderam votos e destinaram um percentual total ao Hospital Cristo Rei, de Ibiporã. A arrecadação total foi de R$ R$ 25.681,00 e a representante do hospital, sra. Márcia Cristina Silveira, recebeu da campanha o valor percentual de R$ 2.780,00. As cinco candidatas recebem um valor pela participação no concurso.

Em 1º lugar, com 9.185 votos, ficou a Paróquia Nossa Senhora da Paz, que teve como candidata Sara Helen, que recebeu a faixa de Rainha da 43ª Festa Junina. O 2º lugar, com 8.000 votos, ficou com o PIME, da candidata Maria Tereza Zeferino, a 1ª Princesa da Festa. Em 3º lugar, com 6.331 votos, ficou a ACEI, que teve como candidata Letícia Nanami, que recebeu a faixa de 2ª Princesa. Em 4º lugar, com 2.020 votos, ficou a APMIF, que teve como candidata Nathaly Rafaela Rodrigues. E em 5º lugar, com 145 votos, ficou a Associação do Ballet, que doou integralmente o valor arrecadado ao Hospital Cristo Rei. A candidata foi Andriely Vieira.

PREMIAÇÃO DAS DANÇAS e QUADRILHA DAS ESCOLAS e CMEIs:

Sete alunos de escolas municipais e CMEIs de Ibiporã se apresentaram no palco da Festa Junina nos dois domingos, com a organização a cargo da Secretaria Municipal de Educação. No dia 16 de junho dançaram os CMEIs Idalina Sobreira, Maria Cristina Wosny, Recanto dos Baixinhos e a Escola Municipal Helena Kakitani; e no dia 23 se apresentaram os CMEIs Alberto Spiaci, Mãezinha do Céu e a Escola Municipal Mário de Menezes.

Em 1º lugar ficou o Complexo Educacional Alberto Spiaci (ensaiado pela professora Thaisy Catarina). Em 2º lugar, a Escola Municipal Mário de Menezes (do professor responsável Klevinho Santana) e em 3º lugar o CMEI Recanto dos Baixinhos (professora responsável Iluã Verônica).

PREMIAÇÃO DO CONCURSO DA ESPIGA DE MILHO

Foi uma novidade este ano. As apostas foram feitas ao longo da festa no Rancho Cultural, da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT) e havia três espigas de milho. A contagem foi feita antes da cerimônia, na sede da SMCT, por três auditores que colaboraram: Elaine Fundadi, Ailton de Jesus e Cláudia Penha. Os acertadores da quantidade de grãos nas três espigas foram: Rosalina Nascimento dos Santos e Fabiane Triunfo da Silva, que receberam o valor no palco. Elas deram o palpite exato de 1.700 grãos e dividiram o prêmio de R$ 500,00. Uma espiga tinha 609 grãos, a outra, 526 grãos e a terceira 565 grãos - total de 1.700.

PREMIAÇÃO DO PAU DE SEBO

Um mesmo rapaz conseguiu subir duas vezes no topo do pau de sebo adulto e ganhou na primeira ocasião R$ 100 e no último dia da festa mais R$ 500 acumulados. O ganhador foi Guilherme Augusto dos Santos Ribeiro, morador na Rua Manoel Martins, no Jardim Brasília. Parabéns!

43ª Festa Junina Municipal de Ibiporã: 14 a 23 de junho/ 2019

Local: Praça Pio XII

Realização: Prefeitura de Ibiporã / Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Apoio: Secretarias de Obras, de Administração, do Trabalho, Finanças e Saúde, Parque de Máquinas, Patrimônio, SAMAE, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Paraná Turismo e entidades responsáveis pelas barracas: APMIF, ACEI, PIME, Paróquia Nossa Senhora da Paz, Capela Santo Alberico, Vicentinas da Santo Alberico, Fazenda da Esperança, Associação dos Pais do Ballet e Associação do Centro do Artesanato de Ibiporã.

Apoiadores culturais: Copel e Governo do Paraná, Unopar, Óticas Diniz, Oral Sin Ibiporã, Ótica e Relojoaria M. Cortez, Bradesco, Colégio Ética, Mix Colors Tintas e Jardim Delta Ville/ Terra Nobre Incorporações.