Defesa Civil

 

Publicado em: 06/08/2019 18:42 | Fonte/Agência: Danilo Pomin – Núcleo de Comunicação Social/PMI

Defesa Civil de Ibiporã participa de simulado AMUV promovido nesta terça (06)


Whatsapp

 

A Defesa Civil de Ibiporã, através de seu coordenador, Euller Alexandre Gualberto, e do coordenador adjunto, Paulo Licursi, participou na manhã desta terça-feira (06), de um simulado de AMUV (acidente com múltiplas vítimas), promovido pela empresa Triunfo Econorte realizado na Trincheira Maria Bressan, na BR-369, na cidade de Jataizinho.

Participaram do evento os funcionários da empresa citada, a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, SAMU, Corpo de Bombeiros e membros da Defesa Civil de Londrina, Cambé e Jataizinho, que integram o Plano de Apoio Mútuo (PAM). O simulado, que retratou a situação de um acidente de trânsito, contou com a figuração de alunos do Curso Técnico de Enfermagem do Colégio Estadual Antônio Iglesias, de Ibiporã, que fizeram o papel das vítimas.

De acordo com a Triunfo Econorte, o objetivo foi aperfeiçoar as equipes de resgate e atendimento para uma situação real de atendimento a urgência e emergência com múltiplas vítimas e interdição de pista total. O treinamento simulou um acidente envolvendo um ônibus com 18 ocupantes, um automóvel com 03 ocupantes e um caminhão com 01 ocupante.

O treinamento foi proveitoso não somente para a Defesa Civil de Ibiporã, mas também para o Departamento de Trânsito Municipal (DTrânsito) foi o que comentou Euller Gualberto, que também está diretor do órgão. “Participamos tanto representando a Defesa Civil quanto o DTrânsito. Foi uma experiência única no sentido de aquisição de conhecimento e de interação das informações necessárias que precisamos dispor caso eventualmente aconteça algo de proporção semelhante dentro de Ibiporã”, comentou.

Através da explicação passo-a-passo sobre os atendimentos, todos os presentes puderam saber quais são os protocolos adotados em caso de acidente. Os figurantes representaram tanto vítimas com ferimentos leves, como vítimas mais graves e até mesmo em óbito.