SAMAE

Publicado em: 09/08/2019 17:53 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Samae investe cerca de 1 mi em estações de tratamento de esgoto

Samae investe cerca de 1 mi em estações de tratamento de esgoto As obras foram necessárias para melhor qualidade no serviço de tratamento de água

O SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) de Ibiporã segue firme no trabalho de recuperar as lagoas de tratamento de esgoto, gerando mais qualidade na água que devolve para os rios. A autarquia investiu cerca de R$ 1,0 milhão no trabalho de desassoreamento das Estações de Tratamento de Esgoto Norte e Sul.

Segundo Edvaldo "Peri" de Paula, diretor do SAMAE, o trabalho está sendo necessário devido á situação crítica em que se encontravam as lagoas: "Antes deste trabalho acontecer nós vimos aqui que algumas lagoas apresentavam uma parte delas com praticamente meia ‘’canela de garça’’ de profundidade, quando deveriam ter pelo menos 2 metros", comparou.

Na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Norte a dragagem está custando R$ 465 mil, as britas R$ 24 mil, e as mantas que ficam por debaixo das britas, evitando que a água que sai dos ‘’bags’’ caia diretamente no solo, mais R$ 52 mil. Na ETE Sul a dragagem está saindo por cerca de R$ 370 mil, as britas por R$ 16 mil e as mantas por mais R$ 32 mil.

Mesmo com todo este investimento a empresa municipal de saneamento ainda está economizando cerca de R$ 350 mil, isso porque o Samae assumiu o trabalho de preparação do terreno que serve como leito de secagem para o material que está sendo retirado das lagoas de tratamento. As duas Estações ainda tiveram aproximadamente mais R$ 10 mil de custos variáveis cada, com máquinas, outros materiais e mão-de-obra.Totalizando aproximadamente R$ 551 mil na ETE Norte e R$ 427 mil na ETE Sul, somando R$ 977 mil.

Ainda segundo o diretor do Samae, a previsão é retirar da ETE Norte, nas próximas semanas, 9 ‘’bags’’ de lodo, num total estimado de 13 mil metros cúbicos ou 900 toneladas de resíduo. Já na ETE Sul, os 7 bags devem coletar cerca de 10 mil metros cúbicos de lodo, o equivalente a 700 toneladas. Eles podem ficar armazenados por até 5 anos, mas em menos de 12 meses o Samae deve dar uma destinação final para todo este material residual. "Já temos empresas nos procurando para utilizar o lodo seco como adubo", explicou Peri.