Cultura e Turismo

 

Publicado em: 12/08/2019 17:56 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/ PMI

Confira a entrega do Circuito das Capelas II na IPB


Whatsapp

 

Com uma história que remete ao ano de 1939, a Igreja Presbiteriana do Brasil de Ibiporã (IPB) foi destacada no último domingo (11/8), no 4º evento do projeto "Circuito das Capelas II - Igrejas Evangélicas Históricas de Ibiporã", que está recuperando a memória das igrejas protestantes mais tradicionais do Município por meio de livro e filmes, exibidos gratuitamente à comunidade.

Após o culto festivo, foram homenageados os pioneiros da comunidade e em seguida exibido o filme, que relata a trajetória da Igreja em Ibiporã desde o tempo em que os pastores se deslocavam até os sítios para atender às capelas rurais. Uma época na qual os fiéis contam que caminhavam longos trechos para participar de um culto ou se deslocavam de carroça ou em cima de carroceria de caminhão. O próximo evento será no domingo, dia 18/8, às 20h, na Igreja Adventista do Sétimo Dia de Ibiporã.

LIVRO DISPONÍVEL EM PDF

O livro "Circuito das Capelas II" traz em 160 páginas a história e fotos documentais das nove igrejas evangélicas mais antigas do município, com um recorte superior a 40 anos de história, além de relatos de pioneiros entrevistados pela equipe do MHAI. A publicação será entregue para pioneiros e representantes das igrejas, órgãos públicos e autoridades.

Mas também está disponível para download no oficial da Secretaria de Cultura, na aba "PUBLICAÇÕES". Baixe aqui o livro em PDF:

http://culturaeturismo.ibipora.pr.gov.br/conteudo/ver/id/98/publicacoes

OS FILMES

Os documentários em vídeo são parte do livro. Estão identificados por 10 cartões diferentes com QR-Code que remete a cada filme no canal do projeto no Youtube. Os vídeos estão sendo postados após a sua exibição nos eventos.

Assista a todos os já exibidos acessando o canal do projeto: 
https://www.youtube.com/channel/UCXgkzrDsLJo1qvDGXC62C9g).

PRÓXIMAS EXIBIÇÕES DOS FILMES E ENTREGA DO LIVRO NAS IGREJAS

Data

Hora

Filme/ Local

Ano de início

18/08

20h

Igreja Adventista do Sétimo Dia

1970

24/08

19h

Primeira Igreja Batista de Ibiporã

1939

01/09

19h

Igreja Metodista

1947

08/09

19h

Presbiteriana Independente /Espaço Vida

1966

15/09

19h

Igreja Luz do Mundo

1968