Cultura e Turismo

Publicado em: 14/08/2019 14:00 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/ PMI

Cine Teatro Pe José Zanelli completa 31 anos

Cine Teatro Pe José Zanelli completa 31 anos Fachada do Cine Teatro

Importante instrumento cultural e artístico de Ibiporã, o Cine Teatro Municipal Pe José Zanelli completou, na última terça-feira (13), 31 anos de existência. Administrado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, mês a mês o Cine Teatro é literalmente palco de diversas manifestações culturais, artísticas e de eventos importantes que acontecem em Ibiporã.

No ano de 2018, a SMCT produziu um documentário em comemoração aos 30 anos do teatro. O vídeo conta a história completa do espaço. Confira no vídeo abaixo!

Para relembrar

O Cine Teatro Padre José Zanelli foi inaugurado em 13 de agosto de 1988, na gestão do ex-prefeito Daniel Pelisson (1983-1988), após dois anos de construção. O nome homenageou o padre italiano José Zanelli, incentivador das artes em Ibiporã, que chegou à cidade em 1948 e aqui promovia operetas e peças de teatro no Salão Pio XII (ao lado da Igreja Matriz), além da exibição de filmes. Zanelli formou o Coral Santa Cecília (que existe até hoje), uma banda de músicos e também um time de futebol, o Cruzeiro, cujo campo ficava onde hoje está a Prefeitura Municipal.

Importância do espaço

O Cine Teatro é ainda o principal espaço cultural de Ibiporã, administrado pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo. Desde o início, vem sendo palco dos principais eventos culturais, artísticos, sociais e políticos de Ibiporã. Além de ter essa função de aglutinar os eventos mais importantes do município, dispõe também de um cinema, que exibe filmes dos circuitos nacional e mundial em 3D.

A construção (1986-1988)

Infraestrutura – O Cine Teatro possui um palco de 200 metros quadrados, capacidade de 510 lugares nos dois pavimentos (possui balcão no pico superior), oficina de cenário, salão para dança, sala para usos diversos, dois camarins e um saguão para exposições de arte. Área total de 1.330 metros quadrados.

Antiga caixa d´água - O local escolhido para a construção abrigava a antiga autarquia de saneamento da cidade. Os arquitetos preservaram a caixa d’água devido ao seu valor histórico (foi a primeira da cidade, feita em 1950) e ela se tornou funcional, pois sua base foi transformada em uma bomboniére de mais de 10 metros quadrados.

Projeto paisagístico - Além disso, os arquitetos elaboraram um projeto paisagístico para integrar o cine teatro com a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI e com a então Biblioteca Pública, onde hoje funciona o Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), que já contava com o jardim japonês.