Assistência Social

Publicado em: 21/08/2019 18:58 | Fonte/Agência: Danilo Pomin – Núcleo de Comunicação Social/PMI

Semana Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência é aberta oficialmente

Semana Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência é aberta oficialmente Dr. Rui Piloto iniciando a palestra sobre Autismo e Prevenção

Foi aberta oficialmente em Ibiporã a Semana Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que contou com uma cerimônia realizada no Cine Teatro Pe. José Zanelli, na manhã desta quarta-feira (21). Também nesta data é comemorado o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência de Ibiporã.

Em discurso o prefeito João Toledo Coloniezi ressaltou a importância da Semana nas políticas públicas, que garantem direitos e melhores condições para todos. “Ibiporã está sempre um passo à frente, porque a nossa sociedade se envolve com as causas da sociedade. As informações aqui colhidas serão transformadas em questões de conscientização. É difícil mudar os paradigmas e a maneira de pensar, mas a Semana vem para nos conscientizar primeiramente, para depois conscientizarmos os próximos sobre a necessidade do desenvolvimento das políticas públicas voltadas para atenção às pessoas com deficiências”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, Margareth Coloniezi, também reafirmou que a educação acessível a todos é um direito que deve ser respeitado. “A necessidade da inclusão faz com que nós tenhamos que nos aprimorar a cada dia. Esse encontro é com certeza sobre a inclusão de todos os alunos, independentemente da sua deficiência, naquilo que for possível dentro da rede regular, assim como propõe a legislação. Devemos proporcionar a todos a possibilidade de uma educação inclusiva e uma inserção na sociedade de um modo mais suave, livre de preconceito e dotado de todo respeito e compromisso possível”, declarou.

O evento contou com a palestra do Dr. Rui Piloto, que abortou o tema Autismo e Prevenção. A Semana tem o envolvimento da Prefeitura de Ibiporã, através de todas as suas secretarias, da Câmara Municipal de Vereadores, e é desenvolvida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), que abrange a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ibiporã (APAE), Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Ibiporã (APASI) e Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Ibiporã (APADEVI).

Confira a programação

- 22/08, às 08h: Caminhada “Nada sobre nós sem nós”, com concentração na Rua José Pelisson;

- 22/08, sem horário definido: Rodada de entrevistas;

- 23/08, às 08h: Apresentações artísticas na Praça Pio XII, com a presença do caminhão palco do Sicredi;

- 24/08, às 09h: Blitz educativa de Trânsito;

- 24/08, às 19h: Missa na Igreja Católica Matriz;

- 25/08, às 09h30: Culto na Igreja Presbiteriana do Brasil;

- 26/08, sem horário definido: Eventos nas entidades municipais;

- 26/08, às 18h: o presidente do CMDPD, Gilson Mensato, discursa na Câmara de Vereadores;

- 27/08, das 08h às 12h: Seminário Direito, Vulnerabilidade e Pessoa com Deficiência, no auditório Pe. Claudio Romano;

- 28/08, às 09h: Encerramento da Semana Nacional, com apresentação da música “Pra ser Feliz”, na Praça Pio XII.