Trânsito

Publicado em: 26/08/2019 14:38 | Fonte/Agência: Danilo Pomin – Núcleo de Comunicação Social/PMI

DTrânsito realiza palestras sobre perigos da utilização do celular quando estamos em movimento DTrânsito juntamente com funcionários do Grupo Tomiato

De acordo com o calendário do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), no mês de agosto os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito trabalham em cima da temática da “Campanha de educação sobre utilização do celular quando estamos em movimento, nos papéis de pedestre, ciclista, ou condutor”.

Ibiporã por conter um Departamento Municipal de Trânsito (DTrânsito), as atividades são realizadas por este. Durante este mês foram realizadas palestras que alertam sobre os riscos para quem utiliza o celular sem prestar a devida atenção no trânsito, seja para atravessar uma rua, por exemplo, ou qualquer outra ação específica.

Desse modo, empresas foram visitadas pelo DTrânsito. Na última quarta-feira (21) um grupo de funcionários da unidade de Ibiporã do Grupo Tomiato foi conscientizado. Eles receberam orientações com dados e estatísticas sobre atropelamentos ocorridos devido ao uso do celular enquanto distração para quem se locomove.

Na quinta-feira (22) funcionários da Cooperativa Integrada também foram instruídos. O DTrânsito também visou alcançar os órgãos públicos municipais, e, por isso, na sexta-feira (23) os trabalhos foram realizados com os servidores do SAMAE. No sábado (24) a equipe voltou ao Tomiato para palestrar para mais um grupo de trabalhadores.

A agenda ainda segue nesta última semana de agosto. Os servidores da Secretaria Municipal de Obras receberão o DTrânsito, bem como alunos do ensino médio dos setores educacionais públicos de Ibiporã.

DTrânsito participa Seminário Estadual Vida no Trânsito

Recentemente o Departamento Municipal de Trânsito de Ibiporã participou do Seminário Estadual Vida no Trânsito, que pela primeira vez foi realizado na cidade de Londrina. O encontro ocorreu na sede da Unicesumar e reuniu representantes de 12 municípios paranaenses que participam do Projeto Vida no Trânsito (PVT).

Por se tratar de uma iniciativa do Ministério da Saúde, já que o projeto é voltado à vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde também esteve no Seminário. O foco foi a intervenção nos dois fatores de risco que mais causam acidentes no país: dirigir após o consumo de bebida alcoólica e velocidade excessiva ou inadequada.

Participaram do evento, representantes das secretarias municipais de educação, saúde e de trânsito; das polícias Militar do Paraná e Rodoviária Federal, Detran, Corpo de Bombeiros/Siate, além de entidades que atuam na área da mobilidade urbana. As palestras ficaram por conta dos consultores de vigilância e prevenção de violência e acidentes do Ministério da Saúde.

Em debate esteve temas como “Trânsito que temos ao trânsito que queremos”, “Governança e Mobilidade visando Cidades Inteligentes” e “Parcerias Públicas privadas na Gestão de Projetos de Trânsito”.

Fonte: AEN