Muito sol, calor e disputas
acirradas. É assim que alguns dos participantes definiram como foi a 3ª etapa
do Campeonato Paranaensede Drift Trike, que foi realizada no último final de
semana, dias 21 e 22 de setembro, em Ibiporã. Cerca de 50 atletas participaram
das disputas que foram batalhadas no ladeirão cheio de curvas da Avenida André
Sert. O campeonato é dividido nas categorias Speed, que têm as divisões mirim,
feminino, sport, pró, speed + slide; e Slide.
O final de semana foi decisivo
para pelo menos um dos participantes. Felipe Faria – conhecido pelo apelido de "Indião" – conseguiu um 3º lugar na categoria Slide e um 3º lugar na Speed Pró.
Esse resultado lhe garantiu o título antecipado na Speed Pró, o que lhe tornou
tetracampeão Paranaense de Drift Trike pelos anos de 2014, 2015, 2017 e, agora,
2019.
O evento foi organizado pela Liga
Paranaense de Drift Trike (LPRDT), em parceria com a Prefeitura do Município de
Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer
(Serla). Os participantes, além de pagar uma taxa de inscrição, realizaram a
doação de um kit de limpeza ou higiene. As doações serão repassadas posteriormente
ao Lar Padre Leone (asilo).
A etapa ocorrida em Ibiporã foi a
penúltima antes da final do campeonato, que será disputada na cidade de Campina
Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba, nos dias 7 e 8 de dezembro.
Confira no álbum dessa matéria algumas das fotos registradas no evento.
Conheça o que é o Drift Trike
O Drift Trike é uma modalidade
recente de Esporte Radical, que consiste em descer ladeiras com triciclos
modificados para derrapar. Após surgir na Nova Zelândia em 2008 e se
popularizar nos Estados Unidos, o Drift Trike tem no Brasil um dos países como
mais praticantes atualmente no mundo. As competições oficiais no país começaram
em 2013 e hoje se espalham por vários estados.
O carrinho é composto por uma
frente de BMX, duas rodas de kart revestidas por uma capa de PVC,
propositalmente instalada para diminuir a aderência do equipamento no asfalto.
O assento é um banco de plástico com formato de concha e a frenagem em geral é
feita através das manobras e também com os pés, apesar de muitos modelos
utilizarem conjunto de freio na roda da frente. Tradicionalmente, eles são
utilizados na descida de ladeiras com curvas, local aonde os pilotos vão
derrapando de um lado para o outro.