Trabalho

Publicado em: 04/10/2019 22:11 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/Núcleo de Comunicação Social/PMI

Agência do Trabalhador participa de mais um “Dia D” de inclusão de pessoas com deficiência Atendimentos foram realizados no CTTI

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, promoveu no dia 27 de setembro de 2019, no Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI), o “Dia D de inclusão de pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados do INSS no mercado de trabalho”, o qual é realizado anualmente em todo o Brasil.

A ação foi promovida pelo sexto ano consecutivo pelo município, tem como objetivo aumentar as oportunidades de inserção deste público no mercado de trabalho. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, 45 milhões de brasileiros vivem com algum tipo de deficiência. Apenas no Paraná são cerca de 2,5 milhões pessoas, segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Neste dia foram atendidos exclusivamente pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados do INSS. Das 8 às 13 horas, cerca de 40 pessoas participaram da ação, que contou com a participação de 11 empresas de Ibiporã, Londrina e Jataizinho, as quais ofertaram 35 vagas de trabalho nas mais diferentes funções, tais como auxiliar de linha de produção, auxiliar administrativo, cozinheiro de hospital, ajudante de farmácia, repositor, enfermeiro, técnico de enfermagem, classificador de grãos, empacotador, camareiro. Foram emitidos 87 encaminhamentos.

Além das entrevistas de emprego, os trabalhadores puderam atualizar os cadastros e esclareceram dúvidas sobre o BPC - Beneficio de Prestação Continuada, aposentadoria e outras questões relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho com técnicos do INSS.

Segundo a Secretaria do Trabalho, os números são melhores do que a edição de 2018, quando cinco empresas ofertaram 22 vagas de trabalho e foram  emitidos 74 encaminhamentos.

A secretária do Trabalho, Maria Romana, fez um balanço positivo do dia “D de inclusão de pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados do INSS no mercado de trabalho”.

Dia D

A ideia original do "Dia D" surgiu em 2012 no estado de Mato Grosso e em 2013 na Bahia. Com o sucesso alcançado nesta ação, o Ministério do Trabalho desafiou parceiros a promover o evento do "Dia D", Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência.  Conforme a Lei Federal nº 8.213/91, em empresas com mais de 100 funcionários, 2% do total do quadro de trabalhadores devem ser preenchidos obrigatoriamente por pessoas com deficiência. Empresas que têm de 201 a 500 funcionários devem empregar 3% de pessoas com deficiência. De 501 a mil funcionários, a porcentagem sobre para 4%. Acima de mil funcionários, 5% das vagas devem ser reservadas para pessoas com deficiência.