Esporte

Publicado em: 07/10/2019 13:31 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Cerca de 600 ciclistas participam da 4ª Volta do Fogo de Ibiporã

O 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ibiporã realizou na manhã do último domingo (06), a 4ª Volta do Fogo, que é um passeio ecobike pelas estradas rurais do município. A edição de 2019 contou com a participação de cerca de 600 ciclistas. Diferentemente do ano anterior, o clima contribuiu para a presença efetiva dos inscritos tornando baixo o número de faltosos no evento.

A Prefeitura de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Esportes Recreação e Lazer (SERLA), contribuiu com a organização. O SAMAE, que é uma autarquia do município, também esteve no apoio ao Corpo de Bombeiros, bem como o Rotary Club, e os grupos Pé na Magrela e Pedal Rosa de Ibiporã.

Neste ano os participantes realizaram as inscrições através do gerenciador Sympla, que após deduzir os encargos administrativos, fará o repasse todo o valor arrecadado ao asilo Lar Pe Leoni de Ibiporã, que foi fundado na década de 1950, e que atende idosos que não têm família ou são encaminhados por órgãos de assistência social. As inscrições tiveram o preço de R$ 20,00 cada.

O asilo atende cerca de 86 idosos em sua comunidade. A grande maioria tem algum tipo de deficiência. A instituição é filantrópica e administrada pela Congregação das Irmãs Servas da Caridade e Sociedade São Vicente de Paulo de Ibiporã. Com 27 funcionários, o espaço se mantém principalmente com a ajuda da comunidade, além de receber mensalmente recursos municipais e estaduais.

O trajeto da 4ª Volta do Fogo

Com percursos por estradas rurais e urbanas de Ibiporã, o passeio de moutain bike contou com trajetos diferentes, porém, todos retornaram ao mesmo ponto de partida, que foi em frente ao 3º GB. Foram dois percursos determinados: 20 e 40 km.

Neste trajeto de 20 km, para iniciantes, era necessário já estar praticando a modalidade de Mountain Bike, porém, o nível de dificuldade foi mais leve. Já para os demais aventureiros, o trajeto de 40 km avançado foi de pura diversão. O trajeto de 2019 teve como referência a Volta do Guarani, que também é um pedal Ecobike organizado pela Prefeitura.

Todos os ciclistas receberam medalhas de participação. O prefeito João Toledo Coloniezi esteve no evento para saudar aos participantes, juntamente com a secretária municipal de Esportes, Claudia Guandaline. Confira as fotos da 4ª Volta do Fogo no Facebook da PMI.