Educação

Publicado em: 18/11/2019 17:38 | Fonte/Agência: Com informações da Imprensa Sicredi União PR/SP

Alunos da Rede Municipal de Ensino apresentam projetos desenvolvidos no programa A União Faz a Vida Sempre ao final das apresentações, a abelinha símbolo do projeto subia ao palco com os alunos

Durante os dias 11, 12 e 13 de novembro, cerca de 2,5 mil crianças da Rede Municipal de Ensino de Ibiporã ocuparam o palco do Cine Teatro Padre José Zanelli para apresentar os trabalhos de culminância desenvolvidos dentro do Programa A União Faz a Vida (PUFV), na área de abrangência da Regional Norte da Sicredi União PR/SP.

O programa é uma iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que tem objetivo de promover a cooperação e a cidadania, através de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes. Em Ibiporã, 100% das escolas municipais integram o PUFV, totalizando cinco mil alunos, da educação infantil ao quinto ano.

No palco do teatro, os estudantes foram protagonistas de um verdadeiro espetáculo de criatividade com peças de teatro, dança e belas histórias. E nos bastidores, uma comprometida equipe de professores organizava tudo com muita dedicação.

Conhecimento

A assessora pedagógica da Secretaria de Educação de Ibiporã e coordenadora local do PUFV, Josilene Margonato de Oliveira, analisa que o ano de 2019 foi muito produtivo. “Na culminância, nossas crianças estão mostrando no palco um pouco do conhecimento que construíram no desenvolvimento dos projetos durante o ano”, afirmou.

O programa chegou em Ibiporã em 2015 e desde 2018 está em todas as 28 escolas do município. Segundo a secretária de Educação, Maria Margareth Rodrigues Coloniezi, os excelentes resultados se devem principalmente ao fato de a proposta do PUFV ter o mesmo ideal filosófico da proposta pedagógica da Secretaria. “Nossa meta é que o ensino seja cultivado de forma interdisciplinar e o programa contempla isso fortemente”, frisou. “Somos gratos pela parceria do Sicredi e estamos avançando ano a ano”, completou.

Engajamento

O gerente da agência Sicredi União PR/SP em Ibiporã, Alan Brindarolli, elogiou o empenho da Secretaria de Educação e o engajamento dos professores e alunos na realização do evento de culminância, bem como no decorrer de todo o ano. “O Programa A União Faz a Vida em Ibiporã é um case de sucesso. Temos muito orgulho do trabalho desenvolvido aqui nessa parceria que só melhora ano a ano”, garantiu.

Além das apresentações realizadas no Teatro Padre José Zanelli, os alunos da rede municipal de Ibiporã voltarão a apresentar os projetos de culminância no evento de abertura da programação de Natal na Praça Pio XII, agendado para dia 10 de dezembro. Para a realização das apresentações, a SME também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que cedeu o teatro nos três dias.

Fonte: Com informações da Imprensa Sicredi União PR/SP