Cultura e Turismo

Publicado em: 25/11/2019 10:30 | Fonte/Agência: Jaime Kaster - jornalista SMCT / PMI

Vem aí o espetáculo ‘O Quebra Nozes’ da Escola de Ballet

A tradicional Escola de Ballet da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã apresenta, na próxima semana, no Cine Teatro Padre José Zanelli, o seu espetáculo de encerramento de 2019: o ballet “O Quebra Nozes”, que terá a participação de 160 bailarinos e alunos da escola e serão quatro apresentações gratuitas para mais de 2 mil pessoas no total. A primeira será na quinta-feira (dia 28/11), às 14h30, somente para alunos da rede municipal de ensino de Ibiporã.

Na sexta-feira (dia 29/11), às 19h30, no Cine Teatro, acontece a formatura dos alunos do nível adiantado e em seguida a primeira apresentação para os pais e convidados. No sábado e no domingo, dias 30/11 e 01/12, às 20h, no Cine Teatro, os bailarinos voltam ao palco para mais dois espetáculos. Este ano o espetáculo está sendo patrocinado pelo BRDE, via Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania/ Governo Federal. A realização é da Associação de Ballet de Ibiporã, com o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A Escola Municipal de Ballet já tem 30 anos de história e sempre ofertou os cursos gratuitamente, tendo já formado grandes talentos, espalhados pelo País. É mantida desde o princípio (1990) pela Prefeitura de Ibiporã e atualmente conta com os seguintes professores e estagiários: Amanda Ramos Clemente, Ana Beatriz Machado, Karla Moreto, José Ivo Junior, Maria Eduarda Leal Martins, Melyna Oliveira, Stephany Rodrigues e Thais Casagrande. A direção geral é da professora Leila Assis,

O ESPETÁCULO – A versão de “O Quebra Nozes”, de Tchaikovsky, preparada para este espetáculo tem 1 hora e 10 minutos de duração e conta a história da menina Clara, que recebe de presente do padrinho um boneco de madeira, o Quebra Nozes, que em um sonho se transforma em um soldado a protegê-la do Reino das Ratazanas (veja mais no box abaixo).

INGRESSOS - Uma carga de ingressos é distribuída diretamente aos pais para que os familiares possam assistir e conferir a evolução que seus filhos tiveram ao longo do ano. Para o restante do público, os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do Cine Teatro - dependendo da disponibilidade de convites - uma hora antes de cada apresentação.

Serviço:

Espetáculo ‘Quebra Nozes’ (1h10min)

Dias:  28/11 (às 14h30), 29/11 (às 19h30), 30/11 (às 20h) e 01/12 (20h)

Local: Cine Teatro Padre José Zanelli

Av. Dom Pedro II, 368 - Ibiporã - PR

Realização: Associação de Ballet de Ibiporã/ Ministério da Cidadania/ Lei de Incentivo à Cultura

Apoio: Prefeitura de Ibiporã/ Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Patrocínio: BRDE

A HISTÓRIA CLÁSSICA DE TCHAIKOVSKY (1892)

Em 1892, Tchaikovsky lançou a suíte do ballet “O Quebra Nozes”, dividido em dois atos, três cenas e quinze números. A estreia foi em dezembro de 1892, no Teatro Imperial Mariinsky, de São Petersburgo, que era capital da Rússia imperial. Na estréia, a obra não foi um sucesso, tendo recebido muitas criticas por não ser fiel ao livro. Somente no século XX se tornou popular nos Estados Unidos e em diversos países, sendo exibido sempre na época do Natal por várias companhias de ballet.

A história se inicia na Véspera de Natal, no momento em que toda a família e amigos estão reunidos para festejar este dia. Clara ganha de presente do seu padrinho um boneco esculpido em madeira (o Quebra-Nozes), mas seu irmão Fritz, muito ciumento, acaba quebrando o boneco. Ela o abraça com a intenção de fazê-lo dormir, mas é ela quem acaba pegando no sono, ao lado da árvore de Natal.

A segunda parte ocorre num sonho de Clara: Ela começa a diminuir de tamanho e de repente surgem várias ratazanas lideradas pelo Rei dos Ratos, em sua sala. O Quebra-Nozes acorda e começa uma batalha contra os ratos, mas acaba perdendo e sendo capturado.

Desesperada, Clara joga seu sapato no Rei Rato, que cai inconsciente e é levado por seu exército de ratos. O Quebra-Nozes se transforma em um Soldado e lidera o combate aos ratos, depois leva Clara para uma floresta encantada, e logo em seguida para a Terra dos Doces. Encontra a Fada Açucarada e diz como foi salvo por Clara do Rei Rato e como se tornou Príncipe novamente. Ela comemora com diversas danças e mágicas.

Uma Valsa Final é dançada por todos, depois que Clara e o Príncipe Soldado foram coroados governantes da Terra de Doces. Após a Valsa Final, os habitantes da Terra dos Doces começam a desaparecer um a um, até que o Príncipe Quebra-Nozes desaparece e Clara é encontrada dormindo na sala. Então a menina acorda, abraça o seu boneco e vê que tudo não passou de um belo sonho.