Obras

Publicado em: 25/11/2019 17:52 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/Núcleo de Comunicação Social/PMI

Revitalização da Taquara do Reino é entregue à população

Revitalização da Taquara do Reino é entregue à população Evento teve a participação de alunos do CMEI e escola municipal do bairro

Uma melhoria viária muito aguardada pelos moradores da Taquara do Reino, em Ibiporã, foi entregue pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras, na manhã da última sexta-feira (22). Todas as ruas do bairro localizado na área rural de Ibiporã foram recuperadas, sendo executados aproximadamente 10.600m² de pavimentação, reparos de meio fio e sarjeta, e sinalização viária. O valor investido na obra é de cerca de R$500 mil, provenientes de recursos municipais. “Foi necessário recapear todas as ruas do bairro, pois o pavimento se encontrava muito deteriorado devido à falta de manutenção. Havia muitos anos que os cerca de 800 moradores do bairro ansiavam por esta benfeitoria”, ressaltou o secretário de Obras, Alexandre Ferreira.

O evento, que integra o calendário de comemorações relativas aos 72 anos de emancipação política de Ibiporã, celebrados no dia 8 de novembro, contou com a participação do prefeito João Coloniezi, do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Victor Carreri, dos vereadores Ilseu Zapelini e Mari de Sá, secretários, diretores, servidores, além de alunos e professores do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Precioso Tesouro e Escola Municipal Presidente Marechal Humberto Alencar Castelo Branco.

O recape asfáltico da Taquara do Reino está contemplado no cronograma de pavimentação – divulgado pelo governo municipal no final de março - de várias ruas em 12 bairros de Ibiporã. Segundo o Contrato de Rateio com o Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar), são 121.500 m² de recape, no valor de R$ 1.195.156,50.
Neste lote, foram contemplados bairros cujas ruas havia muito tempo necessitavam de intervenção, como é o caso da Taquara do Reino e do Residencial Terra Bonita, que também teve o pavimento de todas as vias recuperado. Além da melhoria na pavimentação, foram executados os serviços de tapa buraco, limpeza de vias, podas de árvores e desobstrução de bocas de lobo. “A Prefeitura de Ibiporã sabe que o asfalto recuperado leva dignidade aos moradores, melhorando as condições de trafegabilidade, além de assegurar a segurança e conforto dos pedestres e motoristas. A qualidade do asfalto que está sendo utilizada no centro é a mesma dos bairros, pois a nossa prioridade é levar qualidade de vida a todos os munícipes, sem distinção”, salientou o prefeito.

Durante o evento, o morador Cláudio de Souza fez questão de elogiar o governo municipal pela revitalização do bairro localizado na área rural de Ibiporã. “Morei durante 21 anos no Santa Paula. Há três comprei um espaço de lazer na Taquara e como gosto muito daqui há um ano resido neste bairro. Antes as ruas eram muito esburacadas, ficava difícil até para andar. Agora está ótimo, vai melhorar a vida dos moradores e valorizar o local”, elogiou.

Morador da Taquara do Reino há mais de 50 anos, o aposentado Valdomiro Rodrigues, o “Mirão”, comentou que as benfeitorias eram muito aguardadas pelos moradores, visto que o bairro havia anos não recebia uma grande intervenção asfáltica. “Vi muitos carros quebrarem, senhoras se machucarem por conta da buraqueira do asfalto. Quando chovia era aquele lamaçal. Só acreditamos que as ruas seriam realmente recuperadas quando os trabalhos começaram, pois em administrações anteriores sempre houve mais promessas do que ações”, revelou Rodrigues.

Vias com tráfego mais pesado receberam tratamento com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Já as ruas da maioria dos bairros estão recebendo o micropavimento, adquirido junto ao Cindepar. Esta técnica de recapeamento asfáltico é mais rentável e eficiente, sendo executada com a aplicação da mistura asfáltica a frio. Por conter polímeros em sua composição, o micropavimento impermeabiliza a via, aumentando a durabilidade do asfalto.

Desde 2017 o governo municipal já recapeou cerca de 700 mil m² de vias do município, totalizando investimentos de aproximadamente R$6 milhões. Reivindicações antigas dos moradores foram atendidas, como a Avenida Paraná, a Rua Porecatu, no Jardim San Rafael, Jardins John Kennedy, Santa Paula, Cinquentenário, Pedro Esplendor, Recanto Tibagi e Serraia.

Atualmente está sendo executado o recape asfáltico nos Jardins Bom Pastor e Dom Bosco. Em seguida, serão os conjuntos vizinhos - João Megid, Antônio Guilherme e Canadá.

Para o primeiro trimestre do próximo ano está previsto iniciar um novo lote para atender as outras poucas regiões que ainda restam para recuperação, como o Jardim San Rafael, Vila Romana, Itamaraty, Marginais Luiz Carlos Zani e Ronat Walter Sodré, alguns bairros da zona sul e ruas que precisam de intervenção. A operação “Tapete Negro” já é o maior programa de recuperação asfáltica dos últimos tempos.

Mais benfeitorias para a Taquara

Durante a cerimônia de entrega das obras de revitalização da Taquara do Reino, o prefeito João Coloniezi informou que a Prefeitura se comprometerá com a execução do meio fio e moledamento de algumas vias do bairro que ainda não são pavimentadas e também com a reforma e ampliação da escola municipal.