Publicado em: 28/11/2019 16:47 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini/NCS/PMI

Festival de GR e torneios de futebol e judô encerram “Projeto Movimento”

Festival de GR e torneios de futebol e judô encerram “Projeto Movimento” Quase 200 meninas se apresentaram no “IV Festival de Ginástica Rítmica”

O "Projeto Movimento", voltado à iniciação esportiva de crianças e adolescentes de seis a 15 anos, encerrou as atividades de 2019 com a realização do “IV Festival de Ginástica Rítmica e os torneios de futebol suíço e judô. As apresentações e torneios integraram o calendário de comemorações pelos 72 anos de emancipação política de Ibiporã, celebrados no dia 8 de novembro. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer (Serla).

Na semana passada, meninos e meninas participantes das aulas de futebol atendidos nos polos dos Jardins Bom Pastor, Santa Paula e Estádio José dos Santos disputaram partidas entre si nas categorias sub 15, 13 e 11. Todos ganharam medalha de participação.

Já na noite no dia 22, o ginásio de esportes “Munhequinha” foi palco do “IV Festival Movimento de Ginástica Rítmica”. As arquibancadas ficaram lotadas de pais, amigos e familiares das ginastas mirins atendidas pelo projeto. Cento e noventa e duas meninas na faixa etária de seis a 13 anos, de nove polos onde é ofertada a modalidade, mostraram força, equilíbrio, graça e flexibilidade na apresentação de coreografias com os aparelhos corda, arco, bola, maça, fita e também mãos livres, que são as apresentações sem o uso de materiais. Alunas da Associação de Ginástica Rítmica de Ibiporã (Aginari) fizeram participações especiais no evento.

O festival também foi prestigiado pelo prefeito João Coloniezi, secretários e diretores de secretarias e pelos vereadores Victor Carreri, Miro Despachante e Zezinho da Estoril.

Todas as participantes receberam medalha. “A modalidade começou a ser ofertada dentro do projeto em 2017 e a cada ano vem atraindo mais participantes. Estou muito feliz com o trabalho desenvolvido pelas professoras Mariane Peixoto Almeida e Simone Gnnan e o apoio do governo municipal ao “Projeto Movimento”, mas especialmente a esta modalidade. Já estamos com cinco atletas federadas, as quais representarão Ibiporã em competições estaduais”, revelou a secretária de Esportes, Claudia Guandalini. A secretária acrescentou que a partir do próximo ano, a Serla cederá os uniformes para que os alunos possam participar dos treinos.

Já no domingo (24), cerca de 50 crianças de 8 a 13 anos praticantes de judô participaram de um torneio também muito prestigiado no Ginásio de Esportes do Jardim Pérola. As aulas são ministradas pelo professor Antônio Henrique.

No próximo sábado (30), será a vez dos alunos do minivôlei mostrarem desenvoltura nas quadras do Ginásio do Pérola. Mais de 20 equipes estão inscritas. Os jogos começam às 8 horas.

Ao longo do ano foram disputadas as finais dos torneios nas modalidades de atletismo, futsal, tênis, tênis de mesa, vôlei e handebol. “O festival esportivo é uma forma de os participantes dos polos se conhecerem e confraternizarem. Premiamos os primeiros colocados de cada modalidade com troféus, mas todos ganharam medalha de participação, independente do resultado", explica o coordenador do projeto, professor Cléber Ludwig.

Mais de 1.300 pessoas atendidas

Somente em 2019, mais de mil crianças e adolescentes das redes municipal, estadual e particular de ensino foram atendidas pelo “Projeto Movimento”, desenvolvido nos campos, ginásios, quadras esportivas e escolas municipais de Ibiporã. O projeto também alcança a comunidade, por meio das aulas de capoeira e zumba.

O projeto tem como principal objetivo proporcionar aos envolvidos um meio de valorizar e enfatizar as vivências motoras através da iniciação esportiva, atender crianças e adolescentes em horário de contraturno, livrando-os de situações de vulnerabilidade, além de fomentar e abastecer as escolinhas esportivas do município com o surgimento de novos talentos.

As aulas do “Projeto Movimento” prosseguem até o dia 20 dezembro, e serão retomadas em fevereiro.

Mais informações: 3178-0204.