Junta Militar

Publicado em: 13/01/2020 18:04 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social/PMI

Prazo para alistamento militar já está aberto

Prazo para alistamento militar já está aberto Como Ibiporã é município não tributário, o jovem é dispensado da seleção para o Serviço Militar

O jovem que completa 18 anos em 2020, ou seja, nascido em 2002, deve fazer o Alistamento Militar até o dia 30 de junho. Em Ibiporã, os jovens podem se alistar via internet, pelo endereço www.alistamento.eb.mil.br, inclusive aqueles com deficiência física ou mental. Para efetuar o cadastro online, o cidadão precisa apenas possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um endereço de e-mail ativo, para depois preencher os dados pessoais.

O jovem que não tiver acesso à internet ou não tiver CPF deve ir à Junta de Serviço Militar, que funciona no piso térreo da Prefeitura, com a certidão de nascimento ou carteira de identidade ou de motorista e o comprovante de residência.

Como Ibiporã é município não tributário, o jovem é dispensado da seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica), e recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Segundo o secretário da Junta de Serviço Militar, Carlos Vinicius Gimenes,  em caso de dispensa, o alistado não precisa servir às Forças Armadas, mas fica à disposição do Ministério da Defesa até completar 45 anos, e poderá ser convocado em casos de calamidade pública ou mobilização nacional. "O CDI é um documento muito importante, pois sem ele o jovem fica impossibilitado de expedir alguns documentos, como carteira de trabalho e passaporte, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino e até mesmo se inscrever ou assumir função pública ou cargo público", alerta Gimenes. Além disso, a norma prevê o pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

Alistamento Militar

Prazo: até 30 de junho

Onde: www.alistamento.eb.mil.br ou na Junta Militar (Prefeitura Municipal de Ibiporã-  Rua Padre Vitoriano Valente, 540). De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

Mais informações: 3178-8416