Educação

Publicado em: 11/02/2020 11:54 | Fonte/Agência: Núcleo de Comunicação Social. Com informações da Secretaria Municipal de Educação

Professores participam de Formação Continuada sobre a BNCC e Referencial Curricular Formação aconteceu em forma de oficinas as quais abordaram todas as disciplinas curriculares

Na semana passada, todos os professores e educadores da rede municipal de ensino de Ibiporã, participaram da Semana Pedagógica sobre o tema: Orientação Curricular alinhada à BNCC e ao Referencial Curricular.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define os direitos de aprendizagem de todos os alunos das escolas brasileiras. Neste ano, as instituições de educação infantil e de ensino fundamental devem implementar as diretrizes em seus currículos. Na prática, a BNCC pretende que o aluno vá além do conteúdo tradicional de sala de aula. A ementa sugere que o estudante desenvolva competências éticas, humanas e técnicas para ser capaz de refletir, analisar, comparar situações, além de utilizar o conhecimento na prática, por meio das tecnologias disponíveis.

Os profissionais foram divididos em vários espaços do município da seguinte maneira: professores regentes do Ensino Fundamental, professores de Inglês, Artes e Educação Física participaram da formação na Escola Municipal Profª Maria Inês Rodrigues de Mello. Já os profissionais da Educação Infantil participaram da formação no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no CTTI e no Cine Teatro Pe. José Zanelli.

A formação aconteceu em forma de oficinas as quais abordaram todas as disciplinas curriculares. Cada disciplina contou com as orientações de professores renomados da empresa Observatório Educacional, a qual é contratada pelo município desde o ano de 2018. A empresa oferta permanentemente formações sobre elaboração de avaliação de alunos, tecnologias educacionais e formação de gestores a toda a rede municipal.