Obras em Andamento

 

Publicado em: 18/02/2020 12:04 | Fonte/Agência: Mateus Ciaca/SMCT

“REDE DE ESGOTO NÃO É LIXEIRA”


Whatsapp

 

“REDE DE ESGOTO NÃO É LIXEIRA” Valeta foi aberta para acessar as redes, causando transtornos e danos ao pavimento

Na última sexta-feira (14), o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Ibiporã (SAMAE), executou a substituição de um trecho da rede coletora de esgoto, localizada na Rua José Scarpin, no conjunto José Pires de Godoy. O trecho de rede que apresentava problemas há seis meses por conta do acúmulo de lixo, lançado de forma irregular na rede, formou uma “bucha” de resíduos, impedindo a passagem do fluxo.

Em decorrência deste entupimento, foi necessário cortar o asfalto e abrir uma valeta para acessar as redes, causando transtornos e danos consideráveis ao pavimento.

“A rede de esgoto não é lixeira. Tudo que é lançado na rede, mesmo de forma não proposital, pode causar entupimentos com consequências graves para o sistema”, explicou o coordenador de redes e ramais de esgoto, Marcos Roberto.

O descarte irregular de resíduos sólidos na rede coletora de esgoto, juntamente com o lançamento de águas de chuvas, são as principais causas de entupimentos. Atualmente a autarquia atende 100% da população urbana com água tratada e 98,5% conta com um sistema de redes coletoras de esgotos. Outro dado é que 100% do volume de esgoto coletado é tratado, índices que fazem de Ibiporã uma referência nacional em saneamento básico.   

Com os mesmos problemas de entupimentos, as ruas José Bonifácio e Rui Barbosa terão desobstrução da rede coletora de esgoto.

 

COMO PREVINIR O ENTUPIMENTO DA REDE COLETORA DE ESGOTO

O uso adequado da rede de esgoto deve ser uma preocupação de todos os usuários. A conscientização é a principal forma de prevenção.

Confira algumas dicas:

- Nunca descarte o óleo usado diretamente no ralo, procure informação sobre o descarte adequado com o SAMAE;

- Ao pentear o cabelo ou fazer a barba, retire os fios que tenham caído na pia e coloque-os no lixo;

- Instale peneirinha em todos os ralos da sua casa;

- Ao lavar a louça, raspe todo resto de alimento e descarte no lixo orgânico;

- Nunca descarte resíduos como: preservativos, absorventes femininos, cotonetes, roupas íntimas ou qualquer outro tipo de resíduo sólido no vaso sanitário.  


Imagens