Educação

Publicado em: 20/02/2020 13:12 | Fonte/Agência: Caroline Vicentini. Núcleo de Comunicação Social/PMI. Com informações da Agência Estadual de Notícia

Alunos dos 5º anos participam da Prova Paraná

Nesta terça-feira (18) os alunos das turmas de quintos anos da Rede Municipal de Ensino participaram da primeira edição de 2020 da Prova Paraná. A avaliação diagnóstica desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte tem como objetivo identificar as dificuldades apresentadas por cada um dos estudantes e aponta as habilidades já apropriadas no processo de ensino e aprendizagem, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Também é uma ferramenta para o professor, equipe gestora da escola, secretário municipal de educação e sua equipe elaborarem a partir de evidências ações de melhoria da aprendizagem.

A prova foi aplicada para mais de um milhão de estudantes de toda a rede estadual e de 398 redes municipais de ensino. Participam alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (municipal), do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (estadual), do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, além das modalidades Educação para Jovens e Adultos (EJA ) e Médio Integrado.

A Prova Paraná não é uma avaliação externa (a exemplo do SAEB) e por isso não gera indicadores estatísticos de aprendizagem. A SEED oferece sem ônus para as secretarias municipais que aderirem à proposta, os instrumentos de avaliação impressos para o 5º, 6º, 7º, 8º, 9º anos do Ensino Fundamental e também um aplicativo de celular para correção dessas provas, reduzindo o trabalho manual, que irá gerar relatórios para professores, gestores, escolas e secretarias municipais.

NOVIDADES – Em 2020, o programa Prova Paraná tem novidades para a primeira edição, como a aplicação da prova de Língua Inglesa (com exceção dos 5º e 6º anos do Ensino Fundamental e EJA). A partir da segunda edição, prevista para acontecer nos dias 05 e 06 de maio, a Prova Paraná contemplará outras disciplinas.

A inclusão também está garantida com provas adaptadas para alunos com necessidades especiais. Foram produzidas 1,2 mil provas ampliadas e 141 avaliações escritas em Braille, atendendo a todos os alunos com necessidades especiais. Os estudantes cegos que não dominam o sistema Braille puderam realizar a Prova Paraná com auxílio do Dosvox, programa de computador que lê textos em formato TXT.